Festa do Pão de Vale de Ílhavo com 13 mil visitantes e 5 mil pães consumidos.

2022-03-29 15:32

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de 13 mil pessoas visitaram a primeira edição da Festa do Pão de Vale de Ílhavo.

Evento que decorreu entre 19 e 26 de Março e que teve no passado fim de semana o momento alto com a presença de padeiras e moagens de Vale de Ílhavo no centro da cidade.

Padas e folares esgotaram e as quantidades produzidas e comercializadas não deixam dúvidas sobre o impacto do evento.

Mais de 5 mil pães recheados com chouriço, bacalhau ou bifana, cozidos em forno de lenha, foram vendidos ao longo dos dois dias.

No sábado e no domingo, no bar localizado na tenda, foram consumidos produtos que representam 600 kg de farinha de trigo, 10 kg de fermento, 87 kg de chouriça, 40 kg de bacalhau e 35 kg de bifanas.

Este bar foi explorado pela Associação Cultural e Recreativa Os Baldas e pelos Cardadores.

Ao longo dos dois dias, houve espetáculos, oficinas e performances, destacando-se a batida dos “Toca Baldar”, a investida dos Cardadores e o regresso aos palcos do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que encerrou a festa.

Uma iniciativa que, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, cumpriu o objetivo de "promover, valorizar e defender o pão de Vale de Ílhavo, como um património imaterial que representa a parte viva de uma memória e cultura coletivas, que urge proteger para que o saber tradicional não se extinga”.