FADU promove programa especial para assinalar Dia Internacional do Desporto Universitário.

2023-09-21 12:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Académica do Desporto Universitário, sedeada em Aveiro, assinala no sábado o Dia Internacional do Desporto Universitário.

Com modalidades como Vela Adaptada, Basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia e GoalBall, o evento destina-se a todos os estudantes do ensino superior com mensagem incluiva.

O Dia foi promulgado pela UNESCO, em 2015, e celebra-se anualmente a 20 de setembro com o objetivo de realçar a importância do desporto nas universidades e o papel social das universidades na consolidação da educação desportiva ao serviço da sociedade.

“Um dos motes da FADU é a igualdade no desporto, pois o desporto deve ser para todos. Por isso, à semelhança de anos anteriores, vamos dedicar as comemorações do DIDU ao desporto adaptado, e convidamos todos os estudantes, com ou sem deficiências, para participarem neste dia e perceberem que todos temos capacidades.”, afirma Ricardo Nora.

O dia ficará marcado também pela inauguração de um mural comemorativo, de homenagem ao Desporto Universitário Nacional, na Casa do Estudante-Atleta, em Aveiro.

A FADU aproveitou também a data para anunciar um novo recorde no número de clubes e estudantes-atletas.

No ano letivo transato, mais de 10 mil agentes desportivos filiados, dos quais cerca de 9100 estudantes-atletas, e 116 clubes disputaram os vários campeonatos nacionais.

Depois de realizar a sua melhor prestação em Jogos Mundiais Universitários com a conquista de sete medalhas em Chengdu, China, o desporto universitário alcança um novo máximo e pela primeira vez vai ultrapassar os 9 mil estudantes-atletas, dos quais mais de 3000 são mulheres.

Ricardo Nora, presidente da FADU, confirma a satisfação, mas não quer parar por aqui.

“Ficamos contentes por este novo máximo, mas num país com mais de 400 mil estudantes no ensino superior, ainda estamos longe dos nossos objetivos. Vamos continuar a promover a prática desportiva no contexto académico e continuar a lutar por melhores condições para os estudantes-atletas.”

A festa inclui vela adaptada no sábado às 10h.

Durante a tarde, a partir das 14h30, haverá basquetebol em Cadeira de Rodas, Boccia e Goalball.

Ao final da tarde, às 18h, dá-se a inauguração do Mural na Casa do Estudante Atleta e às 19h um jantar convívio.