"Existe preconceito na violência contra os homens" - Manuel Albano (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género).

2023-10-20 15:43

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A violência doméstica é crime público e hoje a denúncia é mais ouvida que no passado mas ainda não tem a atenção que deve merecer da parte dos cidadãos.

O encontro sobre violência promovido pela Rede Especialista em Intervenção com Vítimas de Violência no Concelho de Aveiro confirma que a maioria dos casos continua a afetar mulheres mas também há homens no papel de agredidos (com áudio).

Numa reflexão sobre a problemática da violência sobre os homens os discursos incidem na importância de valorizar o crime mas do que o género dos envolvidos.

Manuel Albano, vice presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, adianta que essa é uma transformação que continua em marcha mas ainda inacabada (com áudio).

Com uma rede instituida no Município de Aveiro e que resulta de um protocolo de cooperação assinado em Outubro de 2022 entre a Cáritas Diocesana de Aveiro (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro) e 23 entidades parceiras do concelho com o objetivo de desenvolver em modelo de atuação integrado e concertado de forma a potenciar a intervenção na área da Violência Doméstica, a autarquia diz que os passos estão a ser dados para garantir melhor capacidade de resposta.

Teresa Grancho, vereadora com o pelouro da ação social, lembrou que ontem foi dia de inauguração de uma sala de apoio à vítima nas instalações da PSP.

Mudanças que acentuam a relevância do tema e a importância do trabalho em rede com duas apostas centrais (com áudio)