EUniverCities engloba Aveiro em rede internacional.

2022-01-05 17:28

Categoria: 

Concelho: 

EUniverCities é uma rede europeia, lançada em 2012, na qual cidades de média dimensão e Universidades trabalham em conjunto, a fim de dar maior visibilidade às 'cidades do conhecimento' dentro da Europa.

A Câmara Municipal de Aveiro integra esta Rede que visa o intercâmbio e a divulgação de conhecimento, boas-práticas e experiências sobre a cooperação entre cidades e Universidades.

A 2 de Dezembro de 2021, no Teatro Regio di Parma, Itália, a Rede EUniverCities apresentou o seu manual de cooperação estratégia na celebração do 10º aniversário da Rede. O conteúdo deste documento é o resultado de uma série de três workshops online e dos contributos dos membros através de estudos de caso breves e concisos sobre as suas próprias práticas.

Aveiro apresenta a implementação dos Tech Labs em todas as escolas do Município resultante do trabalho colaborativo com a Universidade de Aveiro.

"A nível mundial, há um reconhecimento crescente de que as parcerias estratégicas entre Cidades e Universidades pode trazer benefícios substanciais para ambas as partes. A dificuldade centra-se no modo de organizar tais parcerias com sucesso. O manual oferece conhecimentos, melhores práticas e conselhos aos líderes das cidades e universidades que queiram dar o próximo passo no sentido de uma parceria estratégica e sustentável. Identifica caminhos promissores, mas também barreiras e o modo como podem ser evitadas. Ilustrado por uma rica variedade de exemplos de cidades europeias, este manual fornece, ainda, conselhos concretos sobre as várias fases da colaboração estratégica cidade-universidade. Este manual é o culminar de um trabalho iniciado em 2019 por iniciativa de Lausanne (Cidade e Universidade) e coordenado pelo Secretariado de Parma (Cidade e Universidade), com o objetivo de descrever o estado da arte dos modelos de colaboração atualmente em uso. Foi co-desenvolvido pelos membros da Rede EUniverCities e editado por Willem van Winden como perito líder da Rede. Divido em três partes, na primeira oferece perspetivas e orientação para estabelecer colaborações; a segunda parte contém estudos de casos detalhados que foram analisados em profundidade durante três workshops on-line. A terceira parte contém uma coleção de estudos de casos escritos pelos membros da Rede EUniverCities, em que se insere o caso prático implementado no Município de Aveiro".

O Município de Aveiro e a Universidade de Aveiro são membros ativos desta Rede desde a sua fundação em 2012.