Estarreja: Agência Portuguesa do Ambiente assume problemas na qualidade do ar mas diz que são "pontuais".

2022-04-12 10:34

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Quatro milhões de pessoas no mundo, dos quais 300 mil na Europa e 6 mil em Portugal, são vítimas, anualmente, de doenças associadas à qualidade ao ar mas a Agência Portuguesa do Ambiente refere que, no caso Português, se trata de questões pontuais que podem ser resolvidas.

Mensagem deixada na abertura da conferência “Estarreja e o Ar - Avaliar e Interpretar”, no Dia Nacional do Ar.

Estarreja assinala a data com uma reflexão sobre tratamento de dados e gestão de comunicação.

Este é um momento de debate sobre a monitorização da qualidade do ar no território estarrejense que tem sido alvo de queixas por parte de coletivos ambientais devido à falta de acesso a dados da estação de monitorização.

O presidente da Agência Portuguesa do Ambiente participou na abertura e deixou palavra de tranquilidade.

Nuno Lacasta revela que na generalidade os portugueses gozam de boa qualidade do ar e as exceções podem ser cuidadas (com áudio)

Miriam Alves, docente da Universidade de Aveiro, relembrou que os efeitos nocivos da qualidade ao ar vitimam cerca de 4 milhões de pessoas no mundo.

Advertiu que além da qualidade do ar exterior é necessário não descurar a qualidade do ar interior (com áudio)

Os investigadores referem que há fenómenos naturais e alterações climáticas que contribuem para excedentes.

Garantir informação e estudo é uma obrigação para melhor responder aos problemas que, em Portugal, são cada vez mais pontuais (com áudio)

Para a autarquia esta é uma oportunidade para aumentar o conhecimento sobre a forma como devem ser lidos e interpretados os dados provenientes da estação de monitorização da qualidade do ar em Estarreja.