Escola Profissional de Aveiro passa a Escola associada da UNESCO.

2020-11-13 09:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro passa a Escola associada da UNESCO.

Esta Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 11.500 estabelecimentos de ensino espalhados em 181 Estados, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO.

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos.

Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

Devem assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais.

As Escolas Associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros.

Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc."

Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da Escola Profissional de Aveiro, refere que “foi com grande honra e orgulho que recebemos esta distinção. Sermos escola associada da UNESCO representa não só um acréscimo de responsabilidade, mas também um sentimento de dever cumprido, no que ao nosso projeto educativo diz respeito. Esta distinção resulta da colaboração e cooperação de todas as pessoas que aqui desenvolvem o seu trabalho diariamente. A comunidade escolar da Escola Profissional de Aveiro merece esta distinção. Trabalhamos para estarmos cada vez mais próximos de quem precisa de nós.”