Encontro Nacional de Confrarias adiado para o Verão.

2023-03-15 10:45

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Diretivo da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas decidiu adiar o “Encontro Nacional das Confrarias Portuguesas”, a realizar, no Terminal de Cruzeiros, de Matosinhos.

Inicialmente previsto para os dias 31 de março, 1 e 2 de abril, sob o tema, “Cozinhando ideias: dialogar para crescer”, a mostra vai ser adiada para o terceiro trimestre do ano.

As dificuldades económicas das instituições acaba por estar na origem da decisão.

A estrutura que agrupa confrarias de todo o país, e que ficará sedeada em Aveiro, assume que foi necessário ponderar o calendário depois da crise pandémica.

“Reconhecemos o esforço, e a diligência de marcarem presença, contra as adversidades conjunturais do movimento confrádico atual, enche-nos de satisfação, o número de confrarias aderentes, além do expectável, traduzido no número de delegados e observadores, ao encontro. Contudo, a dispersão do total, pelos dias do evento, em função dos custos a suportar pelos participantes, a dificuldade de algumas Confrarias que querem participar mas que por vários motivos não o conseguem, levou-nos a refletir sobre a duração e momento do mesmo”.

Alcides Nóbrega assume que era necessário dar tempo e rever o modelo de encontro.

“Não nos foi fácil, tomar esta decisão, mas pensamos que será compreensivelmente aceite. As nossas Confrarias são todas diferentes! No seu objeto, no território, nos trajes, tradições e convicções…Mas são todas iguais. Na afirmação, defesa dos produtos endógenos, das confeções, da qualidade e da manutenção da identidade cultural e gastronómica regional. Pretendíamos, no encontro, “dialogar para crescer”. Agora, mais do que nunca, vamos tomar diligências para mais diálogo, perante a conjuntura atual e na procura de soluções para o país”.