Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro assinala 40 anos.

2018-05-08 16:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A celebração dos 40 anos do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro (UA) ficam marcados pela confirmação do avanço das dinâmicas de um ensino que "procura ajustar-se aos sinais dos tempos e antecipar novos desafios".

Carlos Borrego diz que a história do Departamento foi construída "dessa forma dinâmica" e depois daquilo que era mais básico, passou a assumir os desafios das comunidades e das indústrias e os desafios globais, com acordos sobre metas para o ambiente. Hoje debatem-se as alterações climáticas e o papel dos indivíduos e das comunidades neste contexto. Carlos Borrego revela tratar-se de um "percurso desafiante". (com áudio)

A celebração dos 40 anos do Departamento de Ambiente que contou com a presença do Presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Nuno Lacasta, antigo docente na UA, realça a satisfação pelo regresso a um Campus e a uma região que reconhece como inovadores. (com áudio)

A Conferência Internacional de Ambiente de Língua Portuguesa, sob o lema 'Ambiente e Direitos Humanos', arrancou esta manhã e a responsável pela organização, Ana Isabel Mira, reforçou a importância da reflexão sobre ambiente e direitos humanos. (com áudio)

A Comissão Organizadora da CIALP integra membros de Universidades de cinco países de língua portuguesa: Angola (Universidade Agostinho Neto), Brasil (Universidade Federal de Pernambuco), Cabo Verde (Universidade de Cabo Verde), Moçambique (Universidade Eduardo Mondlane) e Portugal (Universidade de Aveiro).

Manuel Assunção despediu-se de funções na Reitoria em tom bem humorado, na abertura da Conferência. "Como é o meu ultimo ato têm de se queixar a outros porque eu já não recebo queixas de ninguém, nesta altura. Esta é uma Conferência internacional. Temos mais de 100 eventos de carácter internacional na UA, por ano e isso atesta a nossa importância".

O encontro é de três dias sobre ambiente e decorre na UA, até sexta-feira.