“Cultura Perto de Si” está de regresso com espetáculos de proximidade.

2023-09-22 08:15

Categoria: 

Concelho: 

“Cultura Perto de Si” está de regresso com espetáculos de proximidade.

Depois da pausa de Verão, o programa apresenta-se para espetáculos em Aradas, Cacia, Eirol, Esgueira, Oliveirinha, São Bernardo e São Jacinto.

A programação conta com espetáculos das mais diversas áreas artísticas, da música clássica, ligeira e coral, ao teatro musical, cómico e de marionetas, passando pela ópera.

ART Ria Orquestra do Grupo Cultural e Recreativo da Taipa apresentará, esta sexta, dia 22 de setembro, às 21h30, no auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília (na foto), em São Bernardo, um reportório variado, desde standards aos ritmos latino-americanos, passando por alguns originais de estilo funk, rock, pop e música portuguesa.

A Orquestra de Cordas da Filarmonia das Beiras irá apresentar um concerto no dia 24 de setembro, domingo, pelas 18h00, no Centro Comunitário de Aradas.

Trata-se de um concerto itinerante com um programa onde serão interpretadas obras de Mozart, Elgar e Suk, sob a direção do maestro convidado, André Fonseca.

A Red Cloud vai apresentar duas peças de teatro de marionetas que serão precedidas por uma oficina: no dia 30 de setembro, sábado, em Esgueira com a oficina de construção de marionetas de luva tradicionais, das 14h00 às 17h00, seguida de teatro “Dom Roberto”.

No dia 1 de outubro, domingo, a Red Cloud estará em São Jacinto com a oficina durante a manhã (das 10h00 às 1300) e o teatro às 15h30 na marginal.

“Coletânea Estefânea” – Sequela de Canções de Amores e Humores, uma criação d’Orfeu será apresentada no dia 30 de setembro, sábado, às 11h30 no auditório da Junta de Freguesia de Cacia.

“A Meias”, da Kopinxas, terá lugar no dia 8 de outubro, domingo, às 18h00 no polivalente de Eirol e no dia 21, sábado, do mesmo mês no Centro Comunitário de Aradas.

Um espetáculo para toda a família onde o murmurinho da infância é sussurrado ao ouvido.

A proposta para o dia 13 de outubro, sexta-feira, às 21h30, recai para o concerto pelo Graduale – Música Sacra de Aveiro na igreja de São Pedro de Aradas.

A 14, sábado, pelas 21h30, os Voz Nua apresentarão “Natureza Eterna” no auditório da Junta de Freguesia de Oliveirinha.

“Ópera? Oh que seca…” pela Plateia Protagonista terá lugar no dia 20 de outubro, sexta-feira, às 21h30 no auditório da Junta de Freguesia de Cacia.

Trata-se de um concerto pedagógico para toda a família focado em aproximar o público do teatro, da ópera e das artes performativas.

Por fim, no dia 22, domingo, “Ri-te como Jacques” da Plateia Protagonista sobe ao palco do auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília às 17h00.

Recorde-se que “Cultura perto de Si” assenta na valorização e capacitação das Associações Culturais apoiadas pela CMA no âmbito do Programa Municipal de Apoio às Associações 2023, dando espaço na programação cultural Municipal para apresentação do trabalho que desenvolvem, assim como na cooperação entre o Município de Aveiro e os agentes culturais locais, o que constitui uma das linhas de força na dinamização cultural e de valorização do Município.