Costa Nova: CCDRC distingue políticas de "envelhecimento seguro, saudável e ativo".

2023-12-19 07:30

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro promove, esta terça-feira, dia 19 de dezembro, em Ílhavo, um evento de distinção dos “Territórios da Longevidade”, os territórios que melhores condições oferecem para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

Serão distinguidos 25 municípios, dos quais nove são da Região de Aveiro, seis das Beiras e Serra da Estrela, cinco da Região de Coimbra, dois da Região de Leiria, um do Oeste, um de Viseu Dão Lafões e um da Beira Baixa.

A CCDR Centro desenvolveu um trabalho de identificação destes territórios, com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para o desenvolvimento e aplicação da metodologia, que permitiu distingui-los como os mais amigos da Longevidade na Região Centro.

Estes territórios foram apurados através de duas componentes: uma mais estrutural alicerçada em indicadores estatísticos e outra mais conjuntural que tem como fonte as boas práticas apresentadas ao Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro.

Os resultados deste trabalho serão apresentados neste evento, que terá ainda um momento de divulgação das oportunidades de financiamento na promoção do envelhecimento ativo e saudável e a apresentação do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável, recentemente aprovado.

O Cais Criativo da Costa Nova recebe o evento esta tarde, às 14h30, com abertura a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, e da presidente da CCDR Centro, Isabel Damasceno.