Conversa sobre devoção e sardinha ibérica no Centro de Religiosidade Marítima.

2023-06-23 08:34

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo com conversas sobre devoção e sardinha ibérica.

"Tanto Mar!” de junho apresenta a segunda edição das tertúlias "Memórias Viajantes" dedicada à devoção ao "Senhor Jesus dos Navegantes", esta sexta-feira, dia 23, às 21h30, no Centro de Religiosidade Marítima.

Conversa sobre a importância que esta tradição mantém no seio da comunidade Ilhavense.

Convidados Emílio São Marcos, antigo juiz da comissão de festas do Senhor Jesus dos Navegantes, Hugo Calão, investigador de património religioso, Nélia Cruz e Teresa Malafaia, em representação do projeto “Memórias Viajantes”.

As tertúlias "Memórias Viajantes" resultam de um projeto de investigação em parceria com o Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Já no sábado, dia 24, Dia de São João, às 17h, a sardinha é o centro da Conversa de Mar "Cem anos de investigação da Sardinha Ibérica em Portugal: da biologia às pescas" com Susana Garrido, investigadora do MARE, que partilhará os estudos mais recentes sobre a sardinha ibérica em águas portuguesas.

Será ainda apresentado o livro "Sardinha - o sem fim da pesca do cerco", de Hélder Luís, uma obra que retrata a arte daquela que é considerada a pesca mais importante em Portugal.

Ainda no sábado, o programa "Tanto Mar!" inclui, entre as 10h e as 13h, a segunda sessão da Oficina de Nautimodelismo, em que os participantes são desafiados a construir um veleiro estático.