Comité Organizador Diocesano de Aveiro vê movimento crescente na preparação das Jornadas Mundiais da Juventude.

2022-11-15 08:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Diocese de Aveiro desafia a ser voluntário nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Há uma semana realizou a reunião inter-setorial do Comité Organizador Diocesano de Aveiro (COD) com a presença das equipas de Voluntariado, Logística, Programação e Famílias de Acolhimento do COD Aveiro com o objetivo de antecipar as necessidades e discutir os perfis dos voluntários para as atividades até à semana dos Dias da Diocese que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

Paulo Nunes, coordenador da equipa diocesana de voluntários acredita que “o voluntariado e as famílias que acolhem serão o coração da Jornada” e que, por isso, é preciso “fazer crescer a bolsa de voluntariado, desde os mais novos, às pessoas com 99 anos de idade que tenham disponibilidade total e tempo”.

O espetro de atividades em que os voluntários estarão inseridos engloba tarefas de preparação da alimentação dos peregrinos nos DND, acolhimento, apoio às famílias de acolhimento, animação, logística de apoio às atividades, entre outras.

Durante o período em que os voluntários estarão no ativo, “a ideia é que possam desenvolver tarefas que os permitam sentir-se importantes e enquadrados na realização das atividades, mas que possam ter tempo livre para viver com intensidade os restantes momentos em que não estão no ativo, como qualquer outro peregrino”, refere Paulo Nunes.

Com o intuito de aprofundar a cultura do encontro, o COD pretende “desenvolver encontros de capacitação para todos aqueles que querem participar nesta aventura de voluntariado”.

Como reflexão final, Paulo Nunes defende que “a capacidade de desafiar as pessoas para o voluntariado terá uma repercussão imediata na saúde pastoral de cada paróquia e a nível diocesano” e não duvida que o “caminho de preparação está em crescendo e que será um sucesso pelo interesse que cada pessoa, animador, pároco e entidade da sociedade civil tem manifestado”.

Para breve estará um encontro presencial com todos os responsáveis paroquiais e arciprestais da Diocese de Aveiro da área de voluntariado que terá a presença de cerca de cem pessoas.

A data e o local do encontro ainda não são conhecidos, mas serão divulgados brevemente.