Canil ilegal de Canedo volta a ter cães em más condições. (JN)

2022-10-28 16:28

Categoria: 

Concelho: 

O canil ilegal de Canedo, encerrado em maio passado, está novamente a acolher animais.

A acusação é feita pela associação de proteção animal 'ComRaça' que denunciou o caso às autoridades.

De acordo com a presidente da associação, Ana Pinto da Costa "foram encontrados no terreno cerca de 15 cães", que se encontram "soltos pelo mato ou presos sem qualquer estrutura de proteção".

Um dos animais foi encontrado dentro de uma viatura, por entre um amontoado de lixo e objetos que representam perigo para o cão.

"Foi tudo demolido mas a responsável pelo canil continua a receber animais, sem ter as necessárias condições", alertou Ana Pinto da Costa, que diz ter sido contactada a GNR de Canedo, assim como a respetiva equipa do SEPNA.

Todas as estruturas que faziam parte deste canil ilegal tinham sido demolidas pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em maio passado. Uma ação justificada com a ilegalidade urbanística que ali existia. Os animais existentes que restavam tinham sido retirados para outros espaços identificados pelas autoridades.

O vereador da Proteção Civil e Bem-estar Animal, Vítor Marques, esclareceu que a autarquia concretizou a demolição, lembrando que os responsáveis pelo canil ficaram também impedidos de votarem a acolher animais.

Ao longo dos anos sucederam-se denúncias relativas a falta de condições deste espaço para acolher animais, sendo o caso reportado várias vezes às autoridades e à via judicial, mas isso nunca inibiu os responsáveis pelo canil ilegal de continuar a receber animais.

Em dezembro de 2021, foram encontrados sete cães mortos nas traseiras de uma habitação, em Louredo, Santa Maria da Feira, com ligações à responsável pelo canil ilegal.

Na altura, a mulher negou a existência de sete cadáveres na propriedade, confirmando apenas a de três. "Era uma podenga e dois bebés, que morreram de parvovirose. Levei-os para os enterrar ali, uma vez que não há outra forma, mas não tinha enxada e acabei por adiar", explicou.

 

 

 

Fonte: JN