Câmara Municipal de Ílhavo lança 'Mata Bicho' no primeiro dia do Festival do Bacalhau.

2023-08-07 17:49

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo lançará a aguardente bagaceira “Mata Bicho do Convés” no Festival do Bacalhau, que decorre no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, entre de 9 a 13 de agosto. 

A apresentação oficial está agendada para o dia 9 de agosto, quarta-feira, às 20h30, no Pavilhão Âncora. 

“Mata Bicho do Convés” é um produto de denominação de origem da Bairrada, desenvolvido em parceria com a Rota da Bairrada e produzido pela Destilaria Levira, com 52% de volume de álcool. 

O lançamento desta aguardente remete para os costumes da pesca bacalhoeira. Para enfrentar o frio e a dureza dos mares gelados do Atlântico Norte, com autorização do capitão, era distribuída pelos pescadores uma pequena dose de aguardente. Na pesca à linha, o “mata-bicho” era distribuído aos pescadores momentos antes de arriarem os dóris e de se fazerem ao mar e, também, durante o processo da escala do bacalhau. 

A bebida que aquecia o corpo era distribuída por um dos moços, num pequeno corninho – hábito que alguns dos homens chamavam beber o “mata-bicho à cornada”. Mais tarde, começaram-se a usar pequenas canecas de esmalte e passou a ser comum beber-se a aguardente misturada com café.  

O “mata-bicho” era descrito por alguns pescadores como aguardente de pouca qualidade, mas, ainda assim, era apreciado pela maioria.  

O “Mata Bicho do Convés” estará disponível, por um preço especial, de cinco euros, no Festival do Bacalhau.  

A venda do “Mata Bicho do Convés” é limitada a duas garrafas por pessoa, sendo proibida a menores de 18 anos e a indivíduos que se apresentem, notoriamente, embriagados ou portadores de anomalia psíquica. A Câmara Municipal de Ílhavo recomenda moderação no consumo desta bebida.      

Depois do Festival do Bacalhau, o “Mata Bicho do Convés” estará à venda, por seis euros, nas Lojas de Turismo do Município de Ílhavo.