Aveiro: UA apresenta oferta formativa do próximo ano.

2022-07-28 16:33

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) tem 2321 vagas disponíveis para o ano letivo 2022/2023, estando 2267 disponíveis no âmbito do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e 54 - Licenciatura em Música - através do Concurso Local de Acesso.

Com mais 60 vagas do que no último ano, o concurso nacional de acesso decorre entre 25 de julho e 8 de agosto

A UA apresenta-se ao Concurso Nacional de Acesso com a proposta de 53 licenciaturas, incluindo a abertura da Licenciatura em Engenharia de Automação Industrial no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, com a fixação de 40 vagas.

Esta nova proposta formativa envolve os departamentos de Engenharia Mecânica (DEM) e de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI).

A Licenciatura em Engenharia de Automação Industrial é uma oferta formativa única em Portugal que tem em consideração as necessidades criadas pela nova revolução industrial, designada por “Indústria 4.0”.

Como tal, é premente a formação de profissionais com conhecimentos e competências técnicas e científicas para intervir na automatização de processos, equipamentos e sistemas industriais e na interligação entre os sistemas produtivos e os mecanismos e processos de digitalização da indústria.

Esta Licenciatura caracteriza-se por uma formação de banda larga complementada com as ferramentas modernas da digitalização dos processos e sistemas, e vai formar os futuros licenciados com conhecimentos perenes e resistentes à evolução tecnológica, para desenvolverem soluções de Automação Industrial numa abordagem de Engenharia.

O licenciado em Engenharia de Automação Industrial estará preparado e habilitado para intervir em sistemas avançados de fabrico, como o fabrico interligado e inteligente, incluindo questões de rastreabilidade industrial e manufatura distribuída. Mais informações sobre este curs

Vagas aumentam nos cursos mais procurados

Nos casos de licenciaturas que visam formação em competências digitais (Engenharia de Automação Industrial; Engenharia de Computadores e Informática; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Informática; Multimédia e Tecnologias da Comunicação; Eletrónica e Mecânica Industrial; Tecnologias da Informação) propõe-se um total de 392 vagas, correspondendo a um aumento cinco por cento face ao ano letivo que termina.

Há ainda um aumento das vagas nos dois cursos com maior número de candidatos em primeira opção com médias de entrada muito elevadas, nomeadamente a licenciatura em Ciências Biomédicas, que aumenta para 77, e Licenciatura em Engenharia Aeroespacial que aumenta para 45, esta última beneficiando do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Regista-se, também, um aumento do número de vagas para a licenciatura em Engenharia Informática (75 vagas), igualmente, um dos cursos mais procurados.

Sendo a UA uma instituição em melhoria contínua também na sua oferta formativa, essa caraterística reflete-se, necessariamente, em reestruturações com vista atualizar os planos de estudo durante os processos de avaliação que decorrem anualmente, respondendo às necessidades dos estudantes e do mercado.