Aveiro recebe fórum mundial sobre internet das coisas.

2023-10-14 11:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe um fórum mundial sobre internet das coisas.

O World Forum on Internet of Things (IoT), um dos mais prestigiosos eventos globais dedicados à Internet das Coisas, está prestes a desembarcar em Aveiro, Portugal, a partir desta segunda e até dia 20, com o tema “O Planeta Azul: o casamento do Mar e do Espaço”.

São cinco dias de reunião física, de 16 a 20 de Outubro, que permitem o encontro de líderes da indústria, académicos, especialistas em tecnologia e empreendedores, para explorar o impacto da IoT no mundo atual.

O World Forum on IoT, é um evento que se realiza anualmente em diferentes partes do mundo e atrai centenas de participantes ávidos por conhecimento e inovação.

Estão confirmadas presenças de mais de 50 países.

Aveiro foi escolhida como anfitriã deste ano devido à sua crescente importância como centro de tecnologia e inovação em Portugal.

O seu impacto em termos mundial é sublinhado pelas componentes remotas que prolongam o evento na semana seguinte, chegando a audiências de todo o mundo.

O fórum conta ainda na sessão plenária de abertura com a presença de individualidades ilustres como o Almirante Henrique Eduardo de Gouveia e Melo, o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, a Secretária de Estado da Igualdade e Migrações Isabel Almeida Rodrigues, e o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira.

Estão confirmadas palestras com figuras da cena internacional.

Entre os oradores vão estar Catherine Warner, Directora do Centro para Investigação Marinha da NATO, o Brigadeiro General Paulo Viegas Nunes, Presidente do SIRESP, Dan Isaacs, CTO da Digital Twin Consortia, ou Jorge Pereira, da Comissão Europeia.Evento com oportunidades de Networking e empreendedorismo e de dimensão de igualdade social como a participação das Mulheres nas Engenharias.

Em foco vão estar sessões dedicadas ao Espaço e ao Mar, bem como as sessões sobre aspetos de Comunicações Veiculares, e de Sistemas de Emergência.

“O World Forum on IoT 2023 tem como objetivo promover a partilha de conhecimento, estimular a inovação e fortalecer as ligações na crescente comunidade de IoT”, refere a organização.

O evento conta com o apoio nacional da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações, o apoio internacional da Networld Europe e da Alliance for IoT and Edge Computing Innovation, e o recorde de doze diferentes sociedades associadas à IEEE IoT Technical Community.