Aveiro recebe Congresso Internacional sobre Cuidados Paliativos.

2024-04-04 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebe o XI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Estão abertas as inscrições para este evento que será realizado entre os dias 10 e 12 de outubro de 2024.

Oportunidade para aprender e compartilhar experiências com especialistas nacionais e internacionais em cuidados paliativos.

Parte significativa do programa será dedicada à apresentação de trabalhos submetidos pelos participantes com enfoque especial nas áreas da medicina que se entrelaçam diariamente com os Cuidados Paliativos.

O Congresso espera receber profissionais de diversos contextos, tanto hospitalares quanto comunitários.

Tem a colaboração da Universidade de Aveiro.

Irá contar com a presença de aproximadamente 450 profissionais, incluindo paliativistas, oncologistas, cardiologistas, pediatras, pneumologistas, médicos de família, psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeutas de reabilitação, entre outros.

O evento científico será presidido por Bárbara Antunes, Presidente da Comissão Científica, e Catarina Pazes, Presidente da Comissão Organizadora e da Direção da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Para a Presidente da APCP, Enfermeira Catarina Pazes, “o XI Congresso Nacional de Cuidados Paliativos e II Congresso Internacional da APCP representa uma oportunidade ímpar para reunirmos especialistas de várias áreas clínicas, partilharmos conhecimento e promovermos avanços significativos nesta área tão crucial para doentes, famílias, profissionais, sistemas e serviço nacional de saúde”. “Estamos empenhados em garantir que este congresso seja um espaço de aprendizagem potenciador de colaboração e integração de cuidados, contribuindo assim para  a crescente qualidade e eficiência dos serviços de saúde garantidos às pessoas com sofrimento decorrente de doenças graves e/ou incuráveis."

A APCP vai disponibilizar 10 bolsas de inscrição no Congresso, garantindo a representatividade de diferentes grupos profissionais.

As candidaturas estão abertas até dia 2 de junho.