Aveiro: Ciência, Tecnologia e Arte na agenda da Noite Europeia dos Investigadores.

2023-09-26 13:11

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica Centro Ciência Viva e a Universidade de Aveiro voltam a associar-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral.

Evento, gratuito, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.

É já na sexta-feira, dia 29 de setembro, que a Fábrica Centro Ciência Viva será, em Aveiro, o palco daquele que é considerado o maior evento europeu de celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade.

Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.

Haverá diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, exposições e a estreia de um espetáculo de Arte & Ciência.

O programa inicia às 19h00, e prolonga-se até às 24h00, com animação destinada aos mais pequenos (e não só), que inclui os sempre desafiantes Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões.

Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstrações de 29 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro, envolvendo a presença de cerca de 100 investigadores.

Nesse mesmo horário, vão estar abertas para visita as exposições “Mãos na Massa”, “O Cancro aos olhos de um Cientista” e a exposição de fotografia “O Cancro visto ao microscópio”.

Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – “A Dança da Célula e o Falatório na Cidade”, um momento único que vai reunir música, dança, ficção e ciência em palco. Com Ricardo Neves, como cientista e cantor; os Fado Malvado, na música; Madalena Alves, como bailarina, e Marta Condesso, no texto e narração.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.