Aveiro assume descentralização de competências na área da Ação Social.

2022-07-01 08:32

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro inicia hoje a execução de competências na área da Ação Social.

Cumprem-se as decisões aprovadas em reunião de Executivo da CMA e da Assembleia Municipal no dia 28 de fevereiro de 2022, e no âmbito do acordo entre a ANMP e o Governo de Portugal.

Há uma lista de 13 Instituições Privadas de Solidariedade Social que tomam em mão a gestão dos dossiês com vigência de 18 meses.

A Associação de Solidariedade Casa Mãe de Aradas, Associação de Melhoramentos de Eixo, Cáritas Diocesana de Aveiro, CARDA, Centro Comunitário Vera Cruz, Centro Social Paroquial de Cacia, Centro Social e Paroquial Nª Sra. de Fátima, Centro Social e Paroquial Santa Joana Princesa, Centro Social e Paroquial de São Jacinto, Florinhas do Vouga, Fundação CESDA, Fundação Padre Félix e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro são as “equipas avançadas” no Município.

Os parceiros asseguram a gestão do Rendimento Social de Inserção, do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e dos Subsídios Eventuais.

Ficam ainda responsáveis pela elaboração das cartas sociais municipais, implementação de Atividades de Animação e Apoio à Família para as Crianças que frequentam o Ensino Pré-Escolar de gestão por IPSS, elaboração de relatórios de diagnóstico técnico e acompanhamento e de atribuição de prestações pecuniárias de caráter eventual em situações de carência económica e risco social, desenvolvimento de programas nas áreas de conforto habitacional para pessoas idosas, coordenação da execução do programa de contratos locais de desenvolvimento social e emissão de pareceres, vinculativos, quando o parecer é desfavorável, sobre a criação de serviços e equipamentos sociais com apoios públicos.