Aveirense já tem cartaz para os primeiros cinco meses de 2019.

2018-10-10 10:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Teatro Aveirense apresentou a programação de outubro, novembro e dezembro e anuncia os nomes para os primeiros cinco meses de 2019.

O ano abre com o concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmonia das Beiras com Cristina Branco e Luís Figueiredo.

Seguem-se espetáculos em várias artes com Salvador Martinha; Paulo Ribeiro, Rui Horta e Clara Andermatt; Mazgani + Nadine Khouri (Eng); Ana Brito e Cunha, Rui Melo, Fernanda Serrano e Pedro Lima; “Festival Montepio às Vezes o Amor”; João Garcia Miguel; Glenn Miller Orchestra; Paulo Ribeiro; Aurea; Eline Elias e o Festival Criatek – Criatividade Digital e Tecnologia.

“Para o ano de 2019, o Teatro Aveirense mantém as linhas de programação que têm caracterizado a sua atividade e que tem contribuído para uma maior dinâmica de públicos e um maior relacionamento com a comunidade artística (local e nacional), bem como o posicionamento e afirmação do Teatro Aveirense como um dos espaços mais marcantes de programação regular ao nível nacional”, afirma José Pina, Diretor do Teatro Aveirense.

Os últimos meses deste ano estão fechados. No dia 21 de outubro, domingo, às 21h30, a Banda Sinfónica de Aveiro e os Clarinetes Ad. Libitum, apresenta o “Desconcerto”.

De 26 a 31 de outubro e no dia 2 de novembro, será possível assistir à Ópera com a “Casinha de Chocolate”, realizada pela Orquestra Filarmonia das Beiras e a Direção artística e musical do maestro António Vassalo. Com sessões para o público escolar e dia 27/10, às 16h00, para público geral.

Em novembro, no dia 22, segunda-feira, às 21h30, sobe ao palco “This Is not Your Cup” da Companhia Palcos Instáveis | Segunda Casa da Companhia Instável.

No dia 24, quarta-feira, às 21h30, será a vez da Companhia Amarelo Silvestre atuar em Aveiro, com a peça “Canas 44”. Enquanto que no dia 30, sexta-feira, às 21h30, “Do Alto da Ponte” de Arthur Miller e encenação de Jorge Silva Melo da companhia Artistas Unidos, encerra o mês de novembro no Teatro Aveirense.

A cortina do ano 2018 no Teatro Aveirense encerra em dezembro. No dia 1 de dezembro, sábado, às 21h30, entra em cena Bruno Nogueira, com o espetáculo “Depois do medo”, que marca o regresso do artista ao Stand Up.

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, (segunda, terça e quarta-feira) o Teatro apresenta “Noctuno”, uma cocriação de Joana Gama e Victor Hugo Pontes, dirigido a crianças a partir dos 6 anos.

No dia 16 de dezembro, domingo, às 17h00, Pep Bou “ Experiències” leva a Aveiro um espetáculo de magia e diversão a partir de 3 elementos simples: Água, Sabão e Música. Espetáculo para crianças maiores de 3 anos.

A companhia Russian Classical Ballet apresenta o bailado em dois atos “O Quebra – Nozes”, dia 22 de dezembro, pelas 21h30.

Ao nível dos Festivais, destacam-se três ações. No dia 4 de novembro, domingo, pelas 21h30, os “Danças Ocultas”, inserido no Festival Misty Fest do qual o Teatro Aveirense faz parte, sobem ao palco, com o seu convidado especial Jaques Morelenbaum.

No dia 28 de novembro, quarta-feira, pelas 21h30, é a vez de receber os “Festivais de Outono”, com o concerto de encerramento pela Orquestra Filarmonia das Beiras e as Orquestras de Cordas e de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

A 7 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, o Teatro recebe o “Festival Termómetro”, criado em 1994, através da ideia original do radialista e apresentado Fernando Alvim.

Nos Ciclos Regulares de Música às Quintas na Sala Estúdio e como tem vindo a ser hábito, o TA apresenta neste último trimestre, “Há Noite, no Estúdio” e “Novas Quintas”.

Da mesma forma, mantém-se os Ciclos de cinema às terças-feiras com, “Os Filmes das Nossas Terças”, às 21h30, uma organização do Plano Obrigatório.

Nos dias 19 e 20 de outubro, sexta-feira e sábado, Aveiro recebe, através do Teatro Aveirense, a coprodução “Margem”, do coreógrafo Victor Hugo Pontes, com sessão para público escolar no dia 19, às 14h30 e público geral, no dia 20, às 21h30.

“Bella Figura” do encenador e futuro diretor artístico do Teatro Nacional de São João do Porto, Nuno Cardoso é outro dos destaques trimestrais, e que acontece no dia 09 de novembro, sexta-feira, às 21h30.