Antigos alunos dizem que ligação à UA não termina com a licenciatura, mestrado ou doutoramento.

2022-04-21 10:46

Categoria: 

Concelho: 

Uma ligação para fomentar ao longo da vida.

Antigos alunos da UA deram testemunho da sua passagem pela academia.

No dia em que a Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro reuniu três figuras conhecidas no 1.º Alumni Aveiro Talks,  nos 100 dias do mandato da atual direção, ouviram-se elogios à formação da Academia.

Tendo por base o tema “Da Universidade de Aveiro para o Mundo – um olhar” intervieram Nuno Carvalho Silva e Belmiro Torres Couto, ambos sócios fundadores da AAAUA, partilhando das suas experiências pessoais e profissionais.

"A UA não termina com a nossa licenciatura/mestrado ou doutoramento, mas prossegue pela vida fora” disse Nuno Silva.

Belmiro Torres Couto enfatizou a “importância de evidenciar o orgulho em ser da Universidade de Aveiro” considerando a formação da UA de "grande qualidade e referência para empregadores”.

Pedro Neto traçou o roteiro da sua formação para concluir que “a marca Universidade de Aveiro é um selo de garantia de qualidade na seriação do mercado de trabalho”, dando ainda nota pessoal de que espera “terminar a tese de doutoramento na UA, em políticas publicas, como forma de homenagear o seu orientador, entretanto falecido, Rui Santiago” e que consolida o mestrado em gestão e administração pública que frequentou na Instituição.

Na abertura, o presidente da AAAUA, Pedro Oliveira, observou a importância desta sessão por permitir "novo espaço de debate sobre temas da atualidade com diferentes perspetivas e ângulos de análise” e o Vice-Reitor da UA, João Veloso, destacou a "relevância da alma mater que a Universidade de Aveiro constitui para os seus estudantes”.

A Direção da Associação de Antigos Alunos da Universidade de Aveiro anuncia que vai propor a atribuição do título de Sócio Honorário a Pedro Neto.

Na sessão de abertura do 1.º Alumni Aveiro Talks, o presidente da Associação de Antigos Alunos, Pedro Oliveira, anunciou a intenção de propor na próxima assembleia-geral da AAAUA a atribuição de três novos sócios honorários aproveitando a presença de Pedro A. Neto no evento para comunicar um resumo da fundamentação desta proposta.

“O Pedro A. Neto é um antigo aluno do mestrado em gestão e administração pública, a frequentar o doutoramento em politicas públicas” e mantém uma ligação à Universidade de Aveiro desde os tempos em que enquanto estudante do secundário frequentava a biblioteca da UA e mais tarde enquanto diretor adjunto do CUFC (Centro Universitário Fé e Cultura) e fundador e presidente executivo da ONGD ORBIS - Cooperação e Desenvolvimento, em Aveiro”.

A Associação de Antigos Alunos diz que esta é uma forma de “homenagear” um Embaixador da própria Universidade que apresenta um “percurso que faz da solidariedade e da generosidade um ponto de honra” e “incitar” a uma reflexão e ao combate público pela importância de sociedade mais junta, mais digna e mais humana.

Pedro Oliveira salienta ainda o papel “ativo e relevante de Pedro Neto na defesa da paz no conflito na Ucrânia e nas respostas aos refugiados ucranianos para concluir que a “conduta do Pedro enobrece a luta pelo diálogo e pela paz e é credora de reconhecimento público pela sua ação, assertividade e incansável trabalho em favor dos mais desfavorecidos e desprotegidos”.

As comemorações do 32º. Aniversário da AAAUA decorrerão de 2 a 5 de julho.