Anadia vai ser palco do Concurso Nacional de Escanções e do “Portugal Wine Trophy”.

2023-11-22 08:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Anadia vai ser palco, pela primeira vez, do Concurso Nacional de Escanções, organizado pela Associação dos Escanções de Portugal, membro fundador da Association de la Sommellerie Internationale.

O evento, que vai na sua 18ª edição, decorrerá nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Cineteatro Anadia, e dará a conhecer o Melhor Escanção do Ano 2023.

A edição deste ano conta com cerca de 20 concorrentes candidatos ao título.

Mostram conhecimentos perante um grupo de jurados, nacionais e internacionais.

De salientar que o público poderá assistir à Final do concurso que se realiza na segunda-feira, 27 de novembro, entre as 15h00 e as 18h30.

Recorde-se que, em 2022, o vencedor do Concurso Nacional de Escanções foi Marc Pinto, atual escanção e head sommelier no Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa, tendo o evento decorrido no Redondo, no Alentejo.

Paralelamente, será ainda realizado o Concurso Nacional Fernando Ferramentas onde será selecionado o Melhor Empregado ao Serviço de Vinhos em Portugal.

Este acontece, no âmbito do Curso Nacional Fernando Ferramentas, projeto que tem percorrido o país, de norte a sul, com formações orientadas para profissionais da área e no sentido de melhorar o serviço de vinho no sector.

Nesta mesma ocasião e posteriormente aos concursos, irá celebrar-se a Gala Anual dos Escanções de Portugal também em Anadia e organizado em conjunto, este ano, com a Comissão Vitivinícola Regional da Bairrada.

Esta não é a única organização de Anadia no mundo do vinho nos próximos dias.

O Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, recebe mais uma edição do “Portugal Wine Trophy” que vai decorrer nos dias 24 e 25 de novembro, numa organização do DWM - Deutsche Wein Marketing e do Município de Anadia.

A organização prevê a participação de 15 provadores estrangeiros e de 35 portugueses que irão avaliar mais de 1000 vinhos provenientes das mais distintas regiões vitivinícolas de todo o mundo.

À semelhança de anos anteriores, os produtores da Região Demarcada da Bairrada contam com condições especiais de participação, nomeadamente com a isenção de pagamento para inscrição dos seus vinhos e espumantes.

Um investimento do Município de Anadia que pretende, desta forma, incentivar e promover internacionalmente os vinhos Bairrada, bem como o enoturismo e outros recursos endógenos regionais.

De referir que o “Portugal Wine Trophy”, juntamente com o “Berliner Wein Trophy” e o “Asia Wine Trophy” constitui o maior concurso de vinhos do mundo, o qual conta com o patrocínio da OIV – International Organisation of Vine and Wine.

De sublinhar que esta é a 6ª edição do Portugal Wine Trophy em Anadia. A primeira aconteceu em 2016.