Anadia e Oliveira do Bairro celebram Dia Mundial do Ambiente.

2022-06-03 14:50

Categoria: 

Concelho: 

Anadia promove a “Feira do Ambiente Anadia+Verde”, este fim de semana, na celebração do Dia Mundial do Ambiente.

A caminhada “Anadia +verde”, no Parque Urbano de Anadia, contando com a participação da equipa do núcleo ASPEA Aveiro, promove a dinamização de oficinas, jogos e desafios nas temáticas dos solos e florestas, oceano, consumo responsável e espécies invasoras aquáticas.

Este é um dos momentos de um eventos com iniciativas de norte a sul do país.

Para o presidente da ASPEA, Joaquim Pinto, os “problemas que afetam a biodiversidade e o clima mundial passam por respostas políticas que conduzam a compromissos coletivos, sendo a informação e formação conducentes a atitudes e comportamentos ambientalmente responsáveis uma das ferramentas mais relevantes”.

“Os recursos informativos e educativos devem ser tornados acessíveis importando, assim, estimular toda a sociedade ao seu acesso e uso; as políticas locais, nacionais e europeias devem ser capazes de implementar as soluções necessárias para responder às diferentes crises que o Planeta atravessa. Formar cidadãos ativos, sensíveis, conscientes, detentores de capacidade crítica é, assim, o caminho que urge percorrer”, atesta ainda Joaquim Ramos Pinto.

O Dia Mundial do Ambiente 2022 tem como mote "Uma Só Terra" e apresenta, este ano, como principal foco a qualidade de vida em harmonia com a natureza.

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) assinala a efeméride com participação em ações de Edução e Sensibilização Ambiental que vão decorrer em diferentes cidades do país e num evento internacional.

Em Oliveira do Bairro, este sábado, a campanha "Embaixador do Parque" vai encontrar os próximos embaixadores do Parque dos Pinheiros Mansos.

Este projeto foi desenvolvido pelo Serviço de Ambiente e Qualidade de Vida do Município, responsável pela iniciativa.

"Ser embaixador do Parque significa colaborar ativamente na preservação da fauna e flora deste espaço, promover a dinamização de projetos e atividades e contribuir para a propaganda online deste ecossistema natural".

No dia 8 de junho, a ERSUC vai dinamizar a atividade "A Nossa Casa é um Planeta", para alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo – Extensão Frei Gil, em Bustos.

De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pela área do ambiente, "com estas iniciativas pretendemos alertar para a importância da conservação do meio ambiente e dos ecossistemas naturais, incentivando as pessoas a adotar estratégias e formas de atuação individual para a alteração de estilos de vida insustentáveis, de modo a garantir uma melhor qualidade e vida para as gerações presentes e futuras".

 

A aposta do Município na área do Ambiente tem sido, para o autarca bairradino, "crescente e consistente", de que são exemplos os projetos "Separar para mais Reciclar", para recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis, e que conta já com mais de 3 mil moradias inscritas, e "Separar para mais Poupar", assente no sistema PAYT - Pay-As-You-Throw, que procura incentivar a redução dos resíduos não recicláveis e o aumento da reparação dos resíduos valorizáveis.

 

Sobre a resposta dos munícipes aos desafios que o Município tem promovido na área do Ambiente, Jorge Pato revela que tem sido "extraordinária e demonstra que existe uma forte consciência ambiental no Concelho