Albergaria: "A função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos” - Eduardo Sá..

2022-10-18 14:13

Categoria: 

Concelho: 

Equilíbrio emocional em debate nas VII Jornadas do Professor.

A organização do Município de Albergaria abordou o tema numa conversa moderada pelo médico pediatra Mário Branco, e Presidente da Assembleia Municipal, tendo como convidado o psicólogo e autor Eduardo Sá.

Análise da condição atual dos docentes portugueses, partilhando uma visão pouco animadora.

“Os professores não são levados a sério em Portugal”, declarou.

Para o psicólogo, “a função dos professores é insubstituível e eles são felizes com a relação pedagógica que estabelecem com os seus alunos”.

Considera que a infelicidade e a desmotivação se prendem com as condições que lhes são dadas nas escolas, bem como pela “falta de respeito e carinho” que existe por parte das entidades oficiais e até de alguns pais e estudantes.

“Não deveria ser admissível um aluno faltar ao respeito ao professor”, frisou, relevando que não se deve confundir autoridade e autoritarismo.

“O primeiro é imprescindível para transmitir confiança e conhecimento aos mais novos”.

Já a ‘coach’ e terapeuta Sandra Dias deixou uma mensagem de esperança com a partilha de várias ferramentas que contribuem para a construção do equilíbrio emocional e a prática da felicidade.

Para Sandra Dias, é fundamental desenvolver a inteligência emocional para superar as situações mais complicadas do dia-a-dia.

“Ouvir a voz interior e tomar consciência do que estamos a sentir permite obter maior clareza sobre o que está a acontecer e tomar melhores decisões, facilita a conexão com os outros, ativa a criatividade e a intuição, reduz o stress e contribui para a criação de crenças mais expansivas. Desenvolver a capacidade de gerar emoções positivas é então o caminho para o bem-estar e a felicidade”, sublinhou.

António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, abriu as Jornadas da Educação, enfatizando a “importância do bem-estar na profissão docente” e destacando os vários investimentos realizados na Educação, desde as atividades da Agenda Municipal da Educação até às intervenções de melhoria nas instalações e serviços.