Albergaria apresenta programação de Natal “Lugar das Cores”.

2022-12-01 06:49

Categoria: 

Concelho: 

Albergaria anuncia solidariedade, diversão e sustentabilidade na programação de Natal “Lugar das Cores”.

Festa entre 1 de Dezembro e 8 de Janeiro.

Com atividades nos vários equipamentos municipais, as famílias podem contar com oficinas criativas amigas do ambiente, concertos, teatro, promoção da leitura, animação de rua, circo, sem esquecer a tão aguardada chegada do Pai Natal que, este ano, vai partir da Praça António Albuquerque de Pinho.

Com as ruas e os diversos espaços municipais iluminados a partir de 1 de dezembro, as atividades começam no sábado, dia 3 (9h30), no Mercado Municipal, com o workshop “Natal Sustentável”, dinamizado pela Donaldeia, onde os participantes poderão aprender a fazer coroas e decorações natalícias, dando um novo uso a diversos materiais.

Já na Incubadora de Empresas, pelas 10h00, há oficina “Ideias para um Natal Ecológico e Vitaminado”, desenvolvida pela Prave, propõe ensinar a confecionar um bolo de caneca natalício.

Na Biblioteca Municipal, pelas 11h00, as famílias poderão conhecer a história “O Melhor Natal de Sempre”, de Marni McGee, em mais uma sessão de leitura encenada “Aos Sábados, Conto Contigo!” e, pelas 14h30, no Laboratório de Programação e Robótica, os mais novos são convidados a decorar o espaço, sempre com um “piscar de olhos” às novas tecnologias.

A edição de 2022 do projeto artístico de inclusão social Pontes Sonoras será apresentada no Cineteatro Alba, pelas 21h30.

O primeiro fim de semana de programação encerra com o tradicional Concerto de Natal da Orquestra Filarmonia das Beiras, que será acompanhada pelo Coro do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

O espetáculo terá lugar no domingo, 4 de dezembro, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha.

O segundo fim de semana de atividades começa cedo, a 7 de dezembro, véspera de feriado, com a inauguração da exposição "Preciso de Voar com os Pássaros", de Sérgio d'Azeredo, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal.

No Cineteatro Alba, às 21h30, haverá um concerto da Banda Sinfónica da ARMAB, que convida João Bastos.

No fim de semana antes do Natal, as diferentes artes performativas estão em destaque.

Na música, há o Concerto de Coros na Praça na noite de 16.

Na dança, o espetáculo de ballet "Quebra Nozes e o Reino dos Doces", da Academia de Dança do Clube de Albergaria sobe ao palco do Cineteatro Alba a 17, pelas 21h30 e, no mesmo local, mas a 18 de dezembro (17h00), a Gala de Circo regressa com o típico encanto e magia.

Há espaço também para o cinema, com a longa-metragem de animação “Estranho Mundo”, na manhã de sábado (11h00).

Antes do ano de 2022 acabar, há ainda tempo para o concerto “Clássicos de Natal – Músicas de Sempre” no Cineteatro Alba (21 de dezembro, 21h30) e os tradicionais Ateliers de Natal para ocupar as crianças e os jovens durante a pausa letiva.

A saudar o ano novo, no Cineteatro Alba, um café-concerto com a Big Band e Combo Jazz do DeCA – Universidade de Aveiro, onde serão revisitados alguns standards de Jazz enquadrados na época (5 de janeiro, 22h00), e o Concerto de Reis com o grupo Camerata António Soler (7 de janeiro, 21h30).

Antes deste concerto, realiza-se a Corrida/ Caminhada Noturna de Reis, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, vai percorrer as principais ruas do centro urbano.

Além da festa e da diversão, a quadra natalícia também convida à solidariedade, especialmente com as faixas da população mais vulneráveis, como as pessoas idosas ou com deficiência.

Em Albergaria-a-Velha, a época de natal proporciona algumas iniciativas especialmente dirigidas às IPSS do Concelho.

Na ação “Postal de Natal”, as crianças dos jardins de infância e escolas do 1.º CEB do Concelho são desafiadas a criarem postais de Natal, com mensagens carinhosas, que serão depois distribuídos pelos seniores das várias IPSS do Concelho, promovendo o encontro intergeracional, mesmo à distância.

Já no Mercado Municipal – A Praça, terá lugar a campanha “Aqui, Fruta Feia não vai para o Lixo”.

Os operadores são convidados a colocarem, em cestos próprios, a fruta que já não está em condições de ser vendida, mas que ainda está boa para ser consumida.

Esta fruta é depois reencaminhada para as instituições para ser utilizada em saladas, compotas, bolos ou outras receitas.

A finalizar estas ações solidárias, técnicos do Serviço de Educação da Câmara Municipal vão percorrer, entre 2 e 6 de janeiro, as IPSS e estruturas residenciais para pessoas idosas do Concelho, Cantando os Reis, como manda a tradição.