Águeda: Município garante Bandeira Verde.

2023-11-08 07:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Águeda foi distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI.

Galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, reconhece as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Município

Águeda acaba de ser distinguido como um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 84%, estando no quinto lugar e num conjunto restrito de apenas nove municípios do território nacional que atingiram índices de sustentabilidade municipal superior a 80%.

O galardão de Bandeira Verde ECOXXI foi entregue hoje, numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos do Taguspark, em Oeiras.

“É, sem dúvida, um orgulho receber mais este galardão que reflete um reconhecimento, feito por um conjunto vasto de organismos independentes, das políticas de sustentabilidade que implementamos no nosso território e que contribuem para o aumento da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda.

Os municípios galardoados foram reconhecidos pelas boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade aferidas através de 21 indicadores e mais de 70 subindicadores que contribuem para medir o grau de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os municípios que acompanham Águeda com o melhor desempenho são Pombal, Torres Vedras, Oeiras, Sintra, Braga, Santo Tirso, Matosinhos e Póvoa do Varzim.