AgitÁgueda inicia 23 dias de programação.

2023-06-30 09:38

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O AgitÁgueda inicia 23 dias de programação.

De 1 a 23 de julho, Águeda recebe artistas de renome nacional e internacional, bem como muitas atividades culturais e desportivas

A 16.ª edição do AgitÁgueda arranca esta sexta, às 22h, com a Silent Party, na Rua Luís de Camões.

No primeiro fim de semana (1 e 2 de julho), o VII Encontro de Estátuas Vivas vai animar as ruas da cidade.

O encontro, que contará com 15 performances, reúne alguns dos melhores artistas de todo o mundo, entre as quais John Eicke, vencedor do Mundial de Estátuas Vivas, que irá apresentar a sua icónica obra “Blanko”; Wayne Scoot, um dos primeiros nomes ligados a esta forma de arte, que irá mostrar a sua criação original “Windman”; e ainda António Santos, pioneiro neste tipo de performances e recordista mundial da imobilidade, com a sua “Brigada das Cores”; e Guilherme Ferreira, que irá trazer a sua criação “Cantor Romântico”. No final, o público decidirá qual as três melhores estátuas deste encontro e o vencedor será premiado como o melhor do AgitÁgueda 2023.

Neste que é o fim de semana de arranque do AgitÁgueda, haverá ainda um “Encontro de crocheteiras”, no dia 1 (14 horas), no jardim do Cais das Laranjeiras, e um espetáculo de marionetas “Velhos”, com os argentinos Sergio Mercúrio e Rosemari Jacomelli, que vão apresentar oito personagens em marionetas de diferentes técnicas e tamanhos.

Música, teatro circo e dança, na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, na Casa do Adro, junto ao IVV, no Largo S. Sebastião, na Praça conde de Águeda, na Praça da República, no Parque Municipal de Alta Vila.

O festival dos guarda-sóis coloridos e da arte urbana convida Wiu, Teto, Richie Campbell, Anjos, The Sranglers, Wet Bed Gang e Matias Damásio para atuar no palco principal.

Este sábado, dia 1 de Julho, atuam a Banda Alvarense e Olavo Bilac na inauguração do Palco Principal da 16.ª edição do AgitÁgueda.