Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao traçado da alta velocidade.

2023-08-25 15:13

Categoria: 

Concelho: 

A Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao traçado Porto-Aveiro da futura linha de alta velocidade ferroviária o que poderá implicar a demolição de mais de 100 casas.

O parecer favorável fica condicionado à adoção de alternativas de traçado específicas.

Ponderando os impactes negativos identificados, na generalidade suscetíveis de minimização, e os impactes positivos significativos perspetivados, emite-se decisão favorável condicionada", pode ler-se na DIA emitida.

Um dos aspetos abordados é o traçado na zona de Ovar.

As alternativas propostas seguem as sugeridas no Estudo de Impacto Ambiental, exceto no trecho 2, em que "a alternativa 2.4V foi considerada ambientalmente mais favorável face à menor afetação de edificado habitado, apesar de interferir com áreas afetas ao Plano de Pormenor do Parque Empresarial Ovar-Sul e à Central Solar de Acaíl, quando comparada com a alternativa 2.5V, selecionada pelo EIA".

Está prevista a implementação de um Programa de Gestão de Impactes Sociais que "deve definir, de acordo com os estudos elaborados e para cada situação, a medida de compensação", nomeadamente no campo da habitação.