“Acreditamos que será possível inaugurar a Casa do Estudante-Atleta em meados de março" - André Reis.

2021-12-07 07:43

Categoria: 

Concelho: 

Boa parte dos funcionários da Federação Académica do Desporto Universitário já trabalham a partir de Aveiro, cidade que passa a funcionar como sede do organismo.

A informação foi avançada por André Reis, antigo aluno da UA e presidente da FADU, que confirma esta transição em entrevista ao site da UA.

O dirigente, antigo aluno, diz que há mérito na abordagem da UA pela forma como conseguiu encontrar resposta para as necessidades de uma deslocalização.

E salienta as vantagens de colocar a sede da FDU em área mais central.

“Em primeiro lugar, a própria localização geográfica de Aveiro. Grande parte da atividade diária da FADU está relacionada com a organização anual de mais de 70 Campeonatos Nacionais Universitários, de cerca de 50 modalidades desportivas (coletivas e individuais). Ora, é precisamente na região Centro-Norte que se realizam a maioria destas competições e onde, simultaneamente, temos o maior número de clubes e de estudantes-atletas inscritos”.

O dirigente falou também da criação de centro de estágio admitindo que será ferramenta de trabalho importante.

“Relativamente ao Centro de Estágios das Seleções Nacionais Universitárias, é um projeto que pretende fixar os estágios desportivos das nossas seleções nas infraestruturas desportivas da Universidade de Aveiro, com condições especiais de acesso a todo o parque desportivo, bem como a alojamento e alimentação, sempre que exista disponibilidade”.

André Reis destacou a promoção das ações de formação como elemento central no futuro da FADU.

Com os primeiros três colaboradores já a trabalharem a partir de Aveiro, a FADU assume que vai reforçar o quadro de pessoal no início do ano e espera inaugurar o espaço no primeiro trimestre.

“Acreditamos que será possível inaugurar a Casa do Estudante-Atleta em meados de março, no âmbito dos 32 anos da FADU e da organização do Campeonato Mundial Universitário de Corta-Mato na Universidade de Aveiro”.