Murtosa tem patente ao público uma exposição de miniaturas de barcos de Manuel Oliveira.

2023-07-11 08:54

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa tem patente ao público uma exposição de miniaturas de barcos de Manuel Oliveira.

O “artesão” nasceu na Murtosa no dia 20 de março de 1942. Após ter concluído a 4º classe, foi trabalhar, com o seu pai, na apanha do moliço.

Aos vinte anos partiu para a pesca longínqua do bacalhau, nas embarcações da empresa SNAB (Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau), atividade a que se dedicou durante nove anos.

Após ter deixado a pesca do bacalhau, ingressou nos quadros do Estaleiro Naval de São Jacinto, onde trabalhou durante 25 anos.

Começou como operador de máquinas, tornando-se, depois, encarregado da secção de marinharia e manobras. Trabalhou, ainda, durante três anos na empresa Godinho.

A ria e os barcos tradicionais sempre fizeram parte do seu quotidiano.

O gosto pela construção de miniaturas começou bem cedo, quando, regressado da pesca do bacalhau, aos 29 anos, criou a sua primeira embarcação.

A reforma, aos 61 anos, trouxe-lhe, finalmente, a disponibilidade de mais tempo para se dedicar à construção de miniaturas de embarcações.

Esta mostra, no Estaleiro-Museu do Monte Branco, apresenta algumas dessas miniaturas.

Ficará patente ao público até ao dia 31 de agosto.

Na abertura, para além do artesão, marcaram presença no evento o Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista, a Presidente da Junta da Torreira, Márcia Vigário, o Vice-Presidente da Câmara, Januário Cunha, a Vereadora Fátima Arêde e amigos e familiares do Manuel Oliveira, onde se incluíam os artistas plásticos José de Oliveira e Emanuel de Oliveira, filho e neto, respetivamente, do criador.

No uso da palavra, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a Manuel de Oliveira a “disponibilidade para dar a conhecer as suas miniaturas, reconhecendo a qualidade e a minúcia do seu trabalho”. Saudou de forma especial a presença de José e Emanuel Oliveira, manifestando a sua satisfação pela circunstância da abertura da exposição reunir três gerações de artistas Murtoseiros.

A inauguração da mostra coincidiu, simbolicamente, com a celebração do primeiro aniversário da abertura do centro interpretativo do Estaleiro-Museu do Monte Branco, ocorrida no dia 9 de julho de 2022.