Murtosa: "José Rebeço foi um verdadeiro embaixador da Cultura Lagunar" - Município da Murtosa.

2023-05-25 13:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Murtosa emite nota de pesar pelo falecimento de José Maria de Oliveira Rendeiro, decano dos Moliceiros Murtoseiros.

O município assume que fica “mais pobre o Coração da Ria e a Pátria do Moliceiro”.

Nascido em 1940, José Rendeiro “Rebeço” cedo experimentou a dureza do trabalho, na apanha do moliço e do junco, no transporte de sal, nos mercantéis, na pesca da ria e, como agricultor, no amanho da terra.

De têmpera rija, caraterística das gentes marinhoas, emigrou em 1975 para o Canadá onde trabalhou na construção civil, mas o coração, esse, ficou na Terra-Mãe, de tal modo que, mesmo nos tempos de diáspora, sempre a visitou, ano após ano, para participar nas regatas de moliceiros.

Por volta dos 50 anos regressou, definitivamente, à sua amada Murtosa, onde, paralelamente às suas atividades profissionais, se dedicava ao seu barco, reminiscência do seu passado de Moliceiro, participando, com entusiasmo e paixão, nas regatas de moliceiros da Ria de Aveiro.

Figura marcante, José “Rebeço” foi um verdadeiro “embaixador da Cultura Lagunar, que defendeu, com o seu exemplo, até ao fim, tornando-se um modelo inspirador para as novas gerações que dão continuidade à tradição, honrando, desta forma, o seu legado”, refere a Câmara da Murtosa.

 

foto: Etelvina Almeida