Ílhavo: Município junta-se à Associação Portuguesa de Fibromialgia para assinalar dia da doença.

2023-04-26 11:00

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ílhavo juntou-se à Associação Portuguesa de Fibromialgia e irá assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia com a iluminação da cúpula do edifício da Câmara Municipal.

O edifício será iluminado com a cor roxo, na noite de 12 de maio.

Dia 12 de Maio assinala-se o Dia Mundial da Fibromialgia, doença reumática (DR) que afeta cerca de 1,7% da população e é uma das doenças reumáticas em Portugal que causa mais incapacidade.

Apesar da Fibromialgia ter sido reconhecida em 1992 pela Organização Mundial de Saúde, de existirem Circulares Normativas da Direcção-Geral de Saúde, estudos, artigos e resoluções publicadas no Diário da República, ainda há muitos médicos (e até familiares e amigos) que não acreditam na existência desta patologia.

Por consequência, os diagnósticos e acesso à terapêutica são tardios, o que piora o estado de saúde e incapacidade destes utentes e tem também grande impacto a nível psicossocial.

Para além disso, não existe qualquer apoio legislativo a nível laboral, escolar e na saúde para as pessoas com esta doença.

É urgente mais sensibilização perante a sociedade, para que haja uma melhor aceitação desta patologia, e legislação de apoio aos doentes.

Para assinalar esta data, além da iluminação de monumentos, a Associação Portuguesa de Fibromialgia está a organizar um webinar (gratuito e acessível a todos) que também decorrerá dia 12/05, pelas 21h, em direto no Facebook (www.facebook.com/APJOF) com a participação da Reumatologista Dra. Renata Aguiar, cujo tema será “Fibromialgia: O que é? Como tratar?”.