Festival Internacional de Cinema de Turismo apresenta 82 filmes.

2023-10-11 08:18

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Turismo do Centro já lançou o programa do ART&TUR - Festival Internacional de Cinema de Turismo que vai decorrer entre 24 e 27 de outubro nas Caldas da Raínha.

O festival é uma coorganização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

Já na sua 16.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais.

As últimas cinco edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Ourém, a que se segue agora Caldas da Rainha.

O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a shortlist da competição, selecionados entre os 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados pelo júri internacional. Este ano há três competições distintas incluídas no festival: a competição nacional, a competição internacional e, em estreia, a competição brasileira.

No total, serão exibidos 82 filmes, integrados em 10 sessões temáticas.

As sessões temáticas serão intercaladas por 7 mesas-redondas, em que especialistas refletirão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou a crescente importância do turismo cinematográfico a nível internacional, assim como da visibilidade gerada pelos filmes de turismo. “Cada vez mais pessoas procuram conhecer os locais que viram em filmes e séries. É uma tendência internacional que representa uma oportunidade de desenvolvimento para os territórios de baixa densidade, que são muitas vezes os cenários escolhidos para as produções”, frisou.

“Os filmes promocionais de turismo, que são o tema deste festival, são também uma forma importante de promover os territórios. Nos últimos anos, a Turismo Centro de Portugal tem apresentado filmes promocionais de grande valor, que têm arrecadado prémios em festivais de todo o mundo. Essas distinções dão grande visibilidade e atraem turistas ao Centro de Portugal”, acrescentou Raul Almeida.

Coube a Francisco Dias, diretor do ART&TUR, apresentar o festival e o respetivo programa.

“Este é um festival itinerante, que percorre todos os anos os municípios da região Centro de Portugal. É um desafio, uma vez que essa itinerância significa que começamos anualmente tudo de novo”, considerou.