Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinala Dia da Segurança do Doente.

2023-09-12 15:37

Categoria: 

Concelho: 

O Centro Hospitalar do Baixo Vouga assinala o Dia da Segurança do Doente com uma sessão especial no domingo.

Data em que procura sensibilizar para a importância da segurança do doente e ajudar a prevenir e reduzir incidentes evitáveis nos cuidados de saúde.

Este ano, para assinalar a efeméride, a Organização Mundial de Saúde prioriza a envolvência dos doentes em matéria de segurança, para o que desenvolveu o slogan “Elevar a voz dos doentes”.

A campanha de 2023 tem como objetivos aumentar a consciencialização global sobre a necessidade de envolvimento ativo dos pacientes, suas famílias e cuidadores em todos os ambientes e em todos os níveis de cuidados de saúde para melhorar a segurança do doente, envolver decisores políticos, líderes de cuidados de saúde, profissionais de saúde, organizações de doentes, sociedade civil e outras partes interessadas nos esforços para envolver doentes e famílias nas políticas e práticas para cuidados de saúde seguros.

O Gabinete de Gestão do Risco, o Serviço Urgência Pediátrica, o Serviço de Pediatria, a Comissão da Qualidade e Segurança do Doente e o Gabinete de Comunicação propõem-se dar visibilidade ao tema.

No dia 17 de setembro iluminam-se os edifícios com luzes laranja (cor associada à segurança do doente) as entradas das três unidades do CHBV e será colocada uma faixa evocativa da data na entrada das três unidades do CHBV.

Esta quinta, no dia 14 de setembro, fala-se de literacia em saúde no Adolescente como Estratégia na Segurança dos Cuidados de Saúde.

Durante todo o mês de setembro, nos vários serviços de CHBV, serão distribuídos marcadores de livros com o slogan “dar + voz aos doente”.

Esses marcadores foram realizados pelo Serviço de Urgência Pediátrica e pelo Serviço de Pediatria.

Em curso está um questionário, junto dos adolescentes do Serviço de Urgência Pediátrica, do Serviço de internamento e Consulta Externa de Pediatria e os dados serão divulgados no Fórum “Elevar a Voz do Adolescente Capacitando o Profissional de Saúde”, que irá decorrer no dia 19 de setembro.

Os ambientes de trabalho recebem, a 17 de Setembro, imagens alusiva ao tema e os cartazes serão afixados, em cavaletes, na entrada do bloco 7 e nos serviços de Urgência Pediátrica e Pediatria.

Quanto ao Fórum do dia 19, começa às 9h00 com a sessão de abertura a cargo de Margarida França (Administração do Centro Hospitalar”.

Seguem-se painéis sobre “Segurança do medicamento” com apresentação dos resultados dos inquéritos efetuados no ano de 2022 no Dia Mundial da Segurança do Doente Preletor (Enfermeira Filomena Pereira), “Comunicação com o adolescente – como elevar a sua voz” com Kátia Maurício (Médica Interna de Pediatria), “Literacia em saúde para o adolescente – que futuro?” com apresentação dos resultados dos questionários aplicados aos adolescentes, numa intervenção da Enfermeira Anabela Afonso (Enfermeira Especialista em saúde Infantil e Pediátrica) e “Informoterapia” com Paulo Parente (Escola Superior de Enfermagem do Porto).