Vista Alegre: Autarquia aprova concurso de ideias para a ponte. Oposição diz que falta decisão política prévia.

2023-10-13 14:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Ílhavo aprovou a abertura de um concurso de ideias para a ponte da Vista Alegre mas a oposição gostaria de ver o executivo definir as linhas mestras de contextualização da travessia e o que pode representar no futuro.

Com os sinais de degaração dados pela estrutura em madeira e que recebeu há poucos anos investimento no reforço estrutural dos pilares, a maioria independente diz que é tempo de repensar o futuro da travessia.

Quer ouvir os cidadãos num concurso de ideias para a ponte.

PS e PSD concordam que os custos de manutenção fazem pensar no tema mas dizem que a figura do concurso de ideias pode não ser ajustado a esta situação uma vez que se trata de definir políticas de mobilidade.

Sérgio Lopes, do PS, admite que em causa estão questões tão díspares como manter ou retirar aquela travessia, contruir uma nova ou até acumular duas.

O vereador socialista gostaria de ver essa decisão tomada antes de um concurso de ideias (com áudio)

Fátima Teles, do PSD, concorda que antes das ideias é necessário ter políticas definidas sobre o interesse da travessia e quais os usos a dar.

Afirma que este é tempo dos políticos antes de ir às ideias sobre a travessia (com áudio)

João Campolargo entende que o concurso de ideias irá valorizar exatamente o debate sobre usos.

Certeza é o custo de manutenção de uma estrutura que exige manutenção regular, que levanta problemas de segurança quando é ultrapassada a carga autorizada e que provoca ruídos em zona de descanso.

Campolargo lembra que a área é também sensível por não permitir navegação de forma ágil limitando o usufruto do canal do Boco.

Quanto aos temas da segurança, o autarca diz que na hora certa, se for necessário, manda fechar a ponte (com áudio)