Reunião da Câmara de Ílhavo: “Unir para Fazer” e Vereador Tiago Lourenço (PSD) aprovam regimento das reuniões na Autarquia.

2022-08-06 09:01

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Um voto favorável do Vereador eleito pelo PSD, Tiago Lourenço, viabilizou a proposta da maioria no Executivo Municipal de Ílhavo “Unir para Fazer” de anulação das alterações ao regimento das reuniões da Câmara Municipal de Ílhavo, "que viabilizava mudanças no horário de intervenção do público nas reuniões com carácter público, para o período das 17h00, ao invés das 15h00, da realização de duas reuniões públicas por mês, ao invés de uma e a transmissão em direto das reuniões", online.

Tiago Lourenço viabilizou a aprovação da proposta com o seu voto 'a favor' o que gerou algum 'burburinho' e mal estar por parte do PSD e PS.

Sérgio Lopes (PS) disse estar “estupefacto” por esta proposta ter obtido viabilização, “o que só foi possível pela incoerência gritante do Vereador Tiago Lourenço”, disse. Para Sérgio Lopes, Tiago Lourenço “não é de confiança”. (com áudio)

João Campolargo, Presidente da Câmara, defendeu a legitimidade e a aprovação da proposta apresentada. (com áudio)

A Vereadora do PSD, Fátima Teles, demonstrou o seu desagrado com o desenvolvimento e o epilogo deste processo. (com áudio)

A 'oposição' sublinha que a proposta apresentada pelo 'Unir para Fazer' “que se dizia na campanha eleitoral o arauto da democracia participativa, piora o funcionamento da Câmara face ao regimento em vigor”.

o Executivo Municipal aprovou, assim, a proposta de alteração ao Regimento da Câmara Municipal. Agora o início das reuniões ordinárias passa para as 10h00. 

As reuniões públicas terão lugar na primeira quinta-feira do mês, com início às 10h00, e a audição do público será a partir das 11h30. Já as reuniões privadas decorrerão na terceira quinta-feira do mês, no Salão Nobre dos Paços do Município, também às 10h00.

As reuniões ordinárias públicas serão transmitidas online.