Porto de Aveiro: Isabel Damasceno assume importância estratégica da ligação ferroviária direta com Salamanca.

2024-04-04 10:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Comissão de Coordenação Regional do Centro afirma que a ligação direta do Porto de Aveiro às redes europeias de transporte ferroviário continua a figurar nos documentos estratégicos que orientam o desenvolvimento regional.

Isabel Damasceno discursou no aniversário da abertura da barra do porto de Aveiro e não escondeu que a economia regional está muito dependente da ação dos portos de Aveiro e da Figueira e que a competitividade dos portos depende, de forma direta, dessa capacidade de fazer a ligação ao centro da Europa.

Numa primeira fase e no curto prazo, a presidente da CCDRC fala na melhoria da articulação com a linha do norte e daí para a linha da Beira Alta em fase de modernização.

Mas sem esquecer que o futuro vai depender de uma ligação em alta velocidade capaz de unir Aveiro – Viseu – Guarda e Salamanca (com áudio)

Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) deixou uma nota crítica.

O autarca diz que os planos para a energia eólica offshore devem merecer revisão por parte do novo governo.

Alega que as metas definidas pelo anterior governo são irrealistas e não foram discutidas com os agentes ativos nos diferentes territórios.

Ribau pede ao novo Governo verdade nas metas e políticas que forem traçadas (com áudio)

João Campolargo, autarca de Ílhavo, saudou o porto de Aveiro pelo trabalho conjunto e pelo diálogo permanente com as comunidades locais.

O presidente da Câmara explica que a vontade de chegar mais longe está, agora, consubstanciada na melhoria dos acessos marítimo à barra (com áudio)

O programa das comemorações inclui, esta quinta, entre as 15h00 e as 19h00, a abertura ao público da exposição “Porto de Aveiro: História e Futuro” patente no Terminal Especializado de Descarga de Pescado.

No dia 6 de abril (sábado), às 16h00, haverá palestra “História e Memória do Porto Bacalhoeiro” tendo como oradores André Tavares (Arquiteto e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e Jorge Branco (Licenciado e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigador no Museu Marítimo de Ílhavo).

A terminar, no dia 7 de abril (domingo) cumpre-se o Dia Aberto do Porto de Aveiro com portas abertas para uma visita guiada às principais áreas portuárias.