Ponte de Cambra em obras de reabilitação.

2023-08-29 18:21

Categoria: 

Concelho: 

A Ponte de Cambra, sobre o Rio Alfusqueiro e que faz ligação entre os lugares de Casal e Cambra, na União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba, está em obras de reparação. A intervenção, que comporta um investimento de cerca de 222.600 euros (com IVA), incide sobre o tabuleiro e um dos pilares.

As obras de reparação surgem no seguimento de inspeções periódicas às pontes e viadutos do concelho sob jurisdição municipal, que detetaram, em maio último, fragilidades num dos pilares da infraestrutura. Nessa altura, a Câmara Municipal encerrou a circulação rodoviária até que fossem feitas obras de reparação, que estão a decorrer neste momento.

A inspeção técnica na ponte incluiu a verificação subaquática dos elementos de apoio da estrutura de modo a averiguar as condições de segurança, tendo sido detetadas anomalias na parte submersa de um dos pilares de apoio que poderiam colocar em causa a integridade e segurança estrutural da ponte.

Deste modo, a intervenção em curso, que foi adjudicada à empresa CROPE – Engenharia, Lda., engloba a limpeza (remoção de troncos sob a sapata do pilar) e execução de obras de contenção, através da colocação de aterros com núcleo de argila, bem como a betonagem e execução de reforço da parede do atual pilar (como pode ser comprovado na imagem em anexo). Vai também ser feito o enrocamento argamassado na envolvente dos pilares.

Quanto ao tabuleiro, a obra inclui a remoção da camada de betão deteriorado da face inferior do tabuleiro, a aplicação de produto de tratamento anticorrosivo e aplicação de betão para acabamento.

A Câmara Municipal de Águeda vai proceder à intervenção da zona da Estrada da Pedreira, em Lamas do Vouga, que sofreu uma derrocada no último Inverno, tendo conseguido garantir um financiamento do Estado de até 222.600 euros para executar a obra.

Depois de uma primeira tentativa, que havia sido gorada, a Câmara Municipal insistiu na candidatura a financiamento, no âmbito das medidas de apoio à administração local, por parte da área governativa da Coesão Territorial, para a reposição e reparação de infraestruturas e equipamentos públicos municipais de suporte às populações destruídos pelas cheias e inundações.

A Câmara Municipal de Águeda está, neste momento, a trabalhar no processo de aquisição dos terrenos que permitam a execução da obra.