PAN alimenta matilha e culpa autarquia por falta de resposta para animais errantes.

2023-06-19 08:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Deputados municipais do PAN ofereceram 100 kg de ração para alimentar a matilha de Eixo.

Pedro Rodrigues e Marta Dutra, eleitos pelo Pessoas – Animais – Natureza quiseram chamar a atenção para a realidade vivida no município que continua sem a concretização da obra do canil intermunicipal e sem parque para matilhas.

Assumem, também, ter contrariado o regulamento que proíbe a alimentação de animais na rua mas culpam a Assembleia Municipal que rejeitou uma proposta do PAN para que tal proibição deixasse de existir.

Foi rejeitada, também, recentemente, uma proposta do PAN para a construção de um parque de matilhas.

“A Câmara Municipal de Aveiro continua a não cumprir a legislação na área animal, não recolheu estes animais ao longo dos anos, conforme a lei exige, o concelho continua sem um Centro de Recolha Oficial de Animais. Duas opções se apresentam no imediato: os animais são deixados a morrer à fome, sendo que estes tendem a deslocar-se em matilha à procura de alimento, podendo atacar outros animais e podendo constituir perigo na via pública, sendo frequentes os atropelamentos, ou estes animais são alimentados em sítios específicos para o efeito na zona onde se encontram, evitando assim a sua deslocação, o que o PAN também já propôs em Assembleia Municipal”.

Depois da rejeição da proposta do PAN para a construção de um parque de matilhas, e após intervenção de cuidadoras das matilhas existentes, o presidente da Câmara anunciou uma "operação especial " conjunta com o ICNF e a GNR para a captura das matilhas.

Marta Dutra e Pedro Rodrigues salientam que o ICNF recomendou à Câmara de Aveiro a construção de um parque de matilhas ou o encaminhamento destes animais para parques de matilhas existentes em outros municípios.

O PAN avisa que a demora já levou ao nascimento de mais ninhadas admitindo que “em pouco tempo a matilha de Eixo voltará aos 50 cães”.

Problema que o Partido regista também em São Jacinto.

A mensagem já tinha sido levada à Assembleia Municipal de Sexta em Santa Joana pelo deputado Pedro Rodrigues (com áudio)