Ílhavo pede ajuda ao Governo para instalaçao de Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura.

2018-01-24 14:36

Categoria: 

Concelho: 

Uma delegação que integrava o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e a Universidade de Aveiro reuniu, esta terça, com a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na apresentação do Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA). São membros do consorcio, ainda, a Administração do Porto de Aveiro e a Associação Portuguesa de Aquacultores, que formalizou, em 30 de novembro de 2016, o protocolo de colaboração para a criação do CITAQUA, a sedear na Gafanha da Nazaré.

A reunião teve, como principais objetivos, “sensibilizar a Ministra o Mar para a importância do posicionamento estratégico regional e nacional do projeto e potenciar fontes de cofinanciamento assentes no Portugal2020”.

Fernando Caçoilo diz que sai confiante desse encontro pelo “interesse e abertura” demonstrados pela Ministra.

O Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura (CITAQUA) pretende atuar como catalisador de soluções, processos e tecnologias, potenciando a sua associação ao ECOMARE (Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Marinhos), sob a orientação científica da Universidade de Aveiro, prestando serviços qualificados ao setor da aquacultura, promovendo a formação profissional, inovando e diferenciando os produtos deste área específica da economia do mar e promovendo novas soluções e produtos aquícolas com elevada segurança alimentar.

O CITAQUA deverá ficar instalado no antigo edifício “Depuradora de Bivalves” propriedade da Administração do Porto de Aveiro, contíguo ao ECOMARE, na Gafanha da Nazaré, em plena articulação com a Universidade de Aveiro e o ECOMARE, com o Parque de Ciência e Inovação desta Universidade e com a Incubadora de Empresas do Município de Ílhavo.

Entretanto, é conhecida a eleição do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo como 1º vice-Presidente da Mesa da Secção de Municípios com Atividade Piscatória e Portos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

A Mesa da Secção tem o Município de Portimão na sua presidência, o Município da Figueira da Foz também como vice-Presidente e como vogais os Municípios de Sesimbra e da Póvoa do Varzim.

Para além do processo eleitoral, a referida secção debateu as realidades costeiras de cada município com vista à elaboração de um plano de ação e de estratégia a remeter à ANMP para sustentar as ações que serão desencadeadas junto do Governo, nomeadamente no que diz respeito às eventuais transferências de competências para os Municípios.