Ílhavo passa a contar com apoio tecnológico na monitorização da erosão costeira.

2022-05-26 07:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo passa a contar com apoio tecnológico na monitorização da erosão costeira.

A autarquia assinou um protocolo de cooperação com a Universidade de Aveiro e a empresa R5 Marine Solutions para “pensar conjuntamente” as melhores soluções de mitigação face a erosão costeira, nomeadamente através da aplicação do software COAST (desenvolvido na UA e licenciado à R5 Marine Solutions, spin-off da UA).

Bruno Rocha, CEO da empresa R5 Marine Solutions, referiu o compromisso e a motivação da equipa pela participação neste tipo de projetos.

O investigador considera que há dramatização no discurso muito embora não se possa dar como garantida a defesa da costa com recargas de areia.

Revela que ainda é cedo para tirar conclusões sobre o impacto desses investimentos a médio prazo (com áudio)

A empresa que assume a gestão da aplicação de sofware ao serviço da monitorização do litoral admite que este é um trabalho feito em continuidade e com envolvimento de autarquias e universidades (com áudio)

João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, realça a importância do conhecimento científico “quer para uma tomada de decisão mais consciente quer para partilhar e informar a comunidade sobre as intervenções litorais”.

João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação com a Sociedade da UA, refere a importância do trabalho desenvolvido pela equipa científica coordenada pelo Professor Carlos Coelho.