Ílhavo: "Continuaremos a cumprir a nossa missão de desenvolver e implementar programas e iniciativas que incentivem um envelhecimento saudável" - João Campolargo.

2023-12-22 18:00

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo foi distinguido como “Território de Longevidade”.

Destaca-se como um dos 25 municípios, num universo de 100, quanto promotor da longevidade para o envelhecimento.

O galardão foi atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, João Campolargo, esta distinção reforça o “compromisso da autarquia com as políticas de envelhecimento, mantendo uma equipa de trabalho multidisciplinar dedicada à maior idade, melhorando os equipamentos, como o Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, e intensificando o apoio às Instituições de Solidariedade Social com Respostas Sociais ao envelhecimento”.

"Continuaremos a cumprir a nossa missão de desenvolver e implementar programas e iniciativas que incentivem um envelhecimento saudável", afirmou o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo. Com o intuito de alcançar este objetivo, a autarquia fortalecerá a rede de parcerias existentes em âmbito local, nacional e internacional.

O objetivo primordial é promover, ativamente, uma qualidade de vida superior para a população idosa, dando prioridade à colaboração com diversas entidades e explorando novas oportunidades de intervenção e suporte.

Este reconhecimento foi anunciado no Cais Criativo da Costa Nova, na última terça-feira, dia 19, num evento realizado pela CCDR Centro, com o apoio do Município de Ílhavo.

A CCDR Centro desenvolveu um estudo para identificar os territórios amigos da longevidade, contando com o apoio técnico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para desenvolver e aplicar a metodologia que permitiu destacar estes municípios como os mais propícios à Longevidade na Região Centro.