Ílhavo: Autarquia moderniza instalações para ação social e saúde.

2023-10-20 12:20

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo vai investir 450 mil euros na adaptação e remodelação do edifício municipal.

Aprovada a abertura de procedimento de concurso público para a execução da empreitada de “Remodelação do piso do rés-do-chão do Edifício Municipal”, pelo preço base de 450 mil euros.

Um ano após a transferência de competências no domínio da Ação Social para a autarquia, acrescido do mesmo procedimento para a Área da Saúde, a autarquia diz que é hora de modernizar e adaptar estrurturas.

Esta intervenção visa a reorganização do piso 0 do edifício da Câmara Municipal, tomando inclusivamente partido de uma área ampla na ala nascente, a antiga Galeria de Exposições, que se encontra subaproveitada há vários anos, por ter sido transformada em zona de arquivo e de arrumação.

Esta ala do piso 0 será completamente intervencionada para albergar em exclusivo a Área Social, onde se incluem salas de espera, gabinetes de atendimento individualizado, dotados de melhores condições de privacidade, e salas de reuniões.

Nestes espaços funcionará o Balcão da Inclusão, melhor adaptado a pessoas com mobilidade condicionada, e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ílhavo (CPCJ) que, de forma a dar cumprimento à legislação vigente, que regula o seu funcionamento, terá uma localização mais resguardada do público geral, garantindo um ambiente mais acolhedor e com condições de maior “conforto emocional” no atendimento a menores.

Será um espaço com mais autonomia no quadro dos serviços da Câmara.

Ainda nesta ala serão reforçadas as instalações sanitárias, não só para que estejam adaptadas a pessoas com mobilidade condicionada, mas também para que possam dar apoio ao Salão Nobre do Município.

A ala poente será reconfigurada para acolher o serviço de retaguarda do atendimento, bem como o atendimento ao público das restantes áreas municipais.

Nesta ala ficará uma área de arquivo de maiores dimensões e um gabinete destinado à desmaterialização de processos físicos.

A remodelação do piso do rés-do-chão do Edifício Municipal será realizada em duas fases e terá um prazo global de 5 meses.

“Este investimento direto da Câmara Municipal de Ílhavo pretende aumentar a qualidade de serviço prestado aos munícipes. Com a transferência de competências da área Social e da área da Saúde para a autarquia, temos novas exigências e novos desafios. Para responder a esta nova e exigente realidade, estamos a contratar pessoas para reforçar os diversos serviços e a criar espaços de trabalho fomentadores de um serviço público de excelência que responda às necessidades dos nossos munícipes.”, afirma João Campolargo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.