Ílhavo: Assembleia Municipal "aprova" sessões especiais em datas festivas e debates sobre estado do Município.

2023-12-12 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Assembleia Municipal de Ílhavo aprovou, por maioria, a segunda proposta de alteração ao regimento que abre caminho à realização de reuniões especiais, com debate sobre o estado do Município e o fomento de sessões obrigatórias alusivas a datas especiais.

O trabalho em comissão procurou desenhar uma proposta consensual mas o movimento independente apelou à retirada da proposta para aprofundar os trabalhos, algo que a mesa entendeu não ser aceitável atendendo ao trabalho desenvolvido.

José Pinto Reis entende que não está cumprido objetivo da simplificação e alerta para a existência de questões formais que poderão atrair novos problemas.

O movimento independente, que não dispõe de maioria em Assembleia, entende que teria sido útil um esforço adicional para melhorar a proposta levada a votação (com áudio)

As alterações foram aprovadas, por maioria, com 17 votos favoráveis das bancadas de PSD, PS e Chega e 8 abstenções do “Unir para Fazer”.

Das bancadas do PS e do PSD ouviram-se elogios ao trabalho desenvolvido pelos grupos parlamentares e pela mesa, constituída por representantes dos dois partidos políticos, em defesa de um regimento “mais denso” e “mais pormenorizado”.

Pedro Martins diz que o resultado final fala por si.

O eleito do PS afirma que as alterações respondem ao desafio lançado e resultam do contributo geral (com áudio).

A bancada Social Democrata que representa o maior grupo afirma que o esforço de melhoria vai permitir dar mais visibilidade ao órgão.

Flor Agostinho diz que é estimulo à participação do público, algo que o movimento independente propôs ao eleitorado na campanha para as eleições autárquicas de 2021 (com áudio)