Gafanha da Encarnação: Ministro da Saúde admite falta de planeamento na gestão de recursos humanos.

2023-12-11 08:46

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Saúde diz que o futuro do SNS não está em risco mas carece de reforma e os cuidados primários vão ser o ponto de equilíbrio em toda a estrutura.

Manuel Pizarro aproveitou a inauguração das obras de requalificação e ampliação do Salão Cultural e da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados da freguesia para explicar que nem tudo é mau no SNS agora que as urgência vivem de encerramentos, pontuais, cada vez mais regulares neste final de ano.

O Ministro concorda que é necessário agir na reorganização de serviços.

E prometeu reforço de meios nas unidades de cuidados primários ou personalizados como é o caso da Gafanha da Encarnação.

Só com cuidados próximos da população será possível aliviar pressão nas urgências e essa política vai exigir investimento em meios humanos e materiais nos centros de saúde.

Pizarro admite falhas no planeamento sobretudo ao nível da gestão de recursos humanos e confessa que o Ministério enfrenta um défice ao nível da relação entre reformas e formação de novos médicos de família (com áudio)

João Campolargo aproveitou a presença do Ministro para deixar palavras de agradecimento pelos investimentos que vão surgir na qualificação e ampliação das unidades de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré.

São duas empreitadas que totalizam 5 milhões de euros, com 3 milhões para a Gafanha e 2 milhões para Ílhavo.

O autarca não deixou de lembrar que a evolução de preços pode vir a exigir reforço de verbas para as empreitadas (com áudio)

Augusto Rocha, autarca de freguesia, refere tratar-se de um projeto que qualifica as respostas à população.

Uma mistura entre cultura e saúde enquanto pilares da vida em sociedade (com áudio)