Faleceu antigo autarca da Torreira José Marques (Neno).

2023-10-11 14:55

Categoria: 

Concelho: 

O Município da Murtosa manifesta “profundo pesar” pelo falecimento de José Gonçalo Vieira Marques, conhecido popularmente por José Neno, ocorrido no passado dia 9 de outubro de 2023.

Natural da freguesia do Monte, concelho da Murtosa, ao longo dos seus 88 anos de vida, José Vieira Marques (Neno) destacou-se pela sua intervenção cívica e política.

Em termos autárquicos, exerceu o cargo de Vereador da Câmara Municipal da Murtosa, entre 1985 e 1989 e entre 2001 e 2005 e presidiu à Junta de Freguesia da Torreira, de 1993 a 2001 e de 2005 a 2013, tendo igualmente sido vogal da Assembleia Municipal da Murtosa.

Bancário de profissão, José Neno encontrou no desporto uma das suas paixões, tendo, na sua juventude, sido jogador de râguebi na Associação Académica de Coimbra e de futebol no Clube Desportivo de Estarreja.

Foi colaborador da Associação de Futebol de Aveiro e correspondente do “Jornal de Notícias” na região de Aveiro e do jornal “O Concelho da Murtosa” para a freguesia da Torreira.

Com um forte envolvimento no tecido associativo local, foi fundador da Associação Cultural e Desportiva do Monte e do Clube Cultural e Desportivo Torreira-Praia, tendo feito parte dos órgãos diretivos de várias coletividades Murtoseiras.

Mais recentemente, foi fundador e um dos principais dinamizadores da Associação Filantrópica da Torreira, instituição particular de solidariedade social de reconhecida relevância na comunidade, da qual foi também presidente.