Estarreja homenageia profissionais da luta contra a Covid 19 no Feriado Municipal.

2020-06-12 08:09

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja vai dedicar o feriado municipal aos profissionais de saúde que combatem a Covid 19 com homenagem na sessão solene.

Instituições particulares de solidariedade social, unidades de saúde, forças de segurança e bombeiros voluntários vão estar em destaque na sessão solene, este sábado, no Cine-Teatro de Estarreja.

O Município pretende assim reconhecer o papel “extraordinário” destes profissionais, “que deixaram de lado os seus medos e abdicaram do conforto dos seus lares e da presença das suas famílias”, para que hoje Estarreja se encontre “numa situação estável”.

A proposta de homenagem apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, foi aprovada por unanimidade pelo Executivo Municipal.

“Desde o início desta situação pandémica houve profissionais que não pararam e, apesar de viverem uma situação completamente desconhecida e nova, assolados, muitas vezes, pelo sentimento de medo generalizado, continuaram a sua missão de serviço à comunidade, garantindo a prestação de cuidados diretos à população”, refere o autarca.

Diamantino Sabina recorda que “vivemos momentos difíceis numa altura em que as respostas eram poucas ou quase nenhumas, destacando-se aqui a situação do Lar Vida Nova, em que a quase totalidade de utentes e profissionais ficaram infetados. Mas a verdade é que, mesmo neste cenário de grande angústia e aflição, com o esforço de muitos profissionais e instituições, os cuidados diretos aos idosos foram sempre devidamente garantidos.”

Crucial foi também a “articulação” existente entre as diversas instituições.

“É de inteira justiça que, este ano, a homenagem do Município de Estarreja seja dirigida a todos estes profissionais, desde os dirigentes das diversas instituições até aos rostos mais anónimos, que tiveram um papel absolutamente fundamental no combate a esta pandemia e nos cuidados diretos a toda a comunidade Estarrejense, colocando nesta missão todo o empenho, dedicação e profissionalismo”, conclui o autarca estarrejense.

Profissionais das Instituições Particulares de Solidariedade Social, profissionais de Cuidados de Saúde Primários, Profissionais de Saúde do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, militares da Guarda Nacional Republicana. e Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estarreja sobem ao palco do CTE.

A comunidade é convidada a assistir à sessão online, às 15h, a ser transmitida na página oficial do Município de Estarreja no Facebook e Youtube.