Deputado do CDS questiona o Governo sobre testes em lares do Distrito de Aveiro.

2020-04-03 20:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O deputado do CDS João Pinho de Almeida quer saber o motivo do atraso na realização de testes nos lares de idosos do distrito de Aveiro.

O Parlamentar refere-se a lares de Aveiro e Ílhavo para questionar o Governo sobre a articulação dos ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Em perguntas dirigidas às ministras da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, João Pinho de Almeida questiona se é verdade que, contrariamente ao anunciado pela tutela, efetivamente Aveiro não é prioridade na distribuição geográfica dos testes à Covid-19, se as ministras confirmam os números apresentados pelo Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, referindo que dos «500 utentes e 350 colaboradores em 12 lares, até ao momento só foram realizados 50 testes estando previstos mais 50 hoje [dia 1 de abril], apenas no Lar da Santa Casa da Misericórdia, onde ainda ficam a faltar mais 90 testes, e onde já existem idosos e profissionais positivos e de quarentena / isolamento e já três idosos mortos por Covid-19»?

Se sim, qual o motivo para o atraso na realização destes testes, e, ainda, se é verdade que ainda não chegou a Aveiro um camião com material de apoio para os profissionais de saúde, que deveria ter chegado na quinta-feira dia 26 ou na sexta-feira dia 27 de março.

O deputado do CDS quer depois saber que resposta obteve o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo ao apelar para que seja possível efetuar, rápida e urgentemente, todos os testes necessários nos utentes e funcionários dos lares deste concelho, quando serão realizados, em Aveiro e Ílhavo, os testes a utentes e funcionários dos lares de idosos destes concelhos, e, também, se existem situações semelhantes noutros concelhos do distrito de Aveiro, e se sim, quais e quando serão resolvidas.

Finalmente, João Pinho de Almeida questiona se os dois ministérios estão a trabalhar em articulação direta nesta questão.