"Critérios arquitetónicos dão garantia de qualidade" - Bruno André e Francisco Salgado Ré.

2023-06-13 07:53

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os arquitetos responsáveis pelo projeto de habitação a custos controlados para os terrenos da antiga Luzoestela dizem que o desafio é responder ao caderno de encargos com pouco tempo e deixando uma marca de qualidade em zona central da cidade.

Os arquitetos Bruno André e Francisco Salgado Ré, que compõem o ateliê AND-RÉ, estiveram à conversa com o público na ordem dos engenheiros.

Admitem que o país está numa luta desenfreada pela habitação e pelos fundos do PRR e que essa pressão, em si, não é fator facilitador.

No caso de Aveiro dizem que a presença da ordem dos arquitetos na fase de concurso de ideias foi importante para balizar algumas questões.

A ocupação do espaço público no centro da cidade de Aveiro é uma das marcas que pretenderam acentuar com valorização de jardins e circuitos (com áudio)

Bruno André e Francisco Ré assumem que este é um tempo em que os concurso abundam mas não vão a todas as candidaturas.

Distinguiram Aveiro pela tipologia e pela localização.

A proximidade à linha do Vouga e à estação da CP, em zona de forte expansão urbanística colocou como desafio a criação de soluções de qualidade em que o espaço público saísse valorizado (com áudio)

Uma das notas em aberto é a possível construção de uma passagem pedonal sobre a linha do Vouga e, dessa forma, articular a ligação ao centro coordenador de transportes e estação (com áudio)