Candidatos da CDU reuniram com trabalhadores da MUBi de Aveiro.

2021-08-02 15:27

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara de Aveiro reuniu com a MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.

Nesta reunião, "ficou clara a sintonia de ideias relativamente à necessidade de colocar os modos suaves e em particular o uso da bicicleta no centro das futuras políticas de mobilidade no concelho de Aveiro".

Respondendo às questões colocadas pela MUBi relativamente às propostas da CDU em matéria de mobilidade, o candidato comunista foi claro. "A CDU, em linha com as suas propostas do passado e do presente, defende um outro paradigma de mobilidade assente no transporte público e da redução do trânsito automóvel, sobretudo no centro da cidade. Nesta matéria, o legado do atual executivo PSD-CDS da Câmara Municipal de Aveiro constitui um verdadeiro crime ambiental. À revelia de todas as evidências científicas, esta Câmara, ao longo destes 8 anos, não fez mais do que promover o uso do automóvel, subordinando todos os restantes modos de transporte. Estradas e rotundas, grandes superfícies comerciais e parques de estacionamento subterrâneos constituem o triste legado destes dois mandatos, numa clara demonstração de total incompreensão dos tempos que estamos a viver e das tarefas necessárias que importa fazer em nome da saúde do nosso planeta".

A CDU "tem propostas concretas em matéria de mobilidade que passam em primeiro lugar pela elaboração de um inquérito de mobilidade abrangente que faça o diagnóstico da situação e aponte linhas de ação. A CDU pretende reverter o transporte de passageiros para a esfera pública por forma a colocar a rede ao serviço da população e não ao serviço do lucro. Queremos transportes públicos tendencialmente gratuitos, por forma a dar mais espaço ao peão e à bicicleta na via pública. Em função do diagnóstico, será elaborado um plano de mobilidade ambicioso e com metas quantificadas em matéria de redução do trânsito automóvel e de promoção dos modos suaves. A CDU propõe que seja a Universidade de Aveiro a monitorizar este plano por forma a dar a conhecer à população de Aveiro os resultados alcançados".

Miguel Viegas disse que "com a CDU, a mobilidade sustentável deixará de ser um chavão para servir de adorno aos discursos do presidente da Câmara. Queremos metas concretas e uma entidade externa competente para avaliar os resultados".